Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Foi há 100 anos que JFK nasceu. Uma vida em imagens

Passam esta segunda-feira, dia 29 de maio, 100 anos sobre o nascimento de John F. Kennedy.

Notícias ao Minuto

14:25 - 29/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Centenário

Foi a 22 de novembro de 1963, numa sexta-feira, em Dallas, que os Estados Unidos testemunharam o assassinato de John F. Kennedy.

JFK foi o quarto e último presidente norte-americano a ser assassinado. 

Lee Harvey Oswald foi o homem apontado como o assassino, mas o próprio acabaria por ser assassinado dois dias depois da morte de JFK. Com a sua morte, nasceu igualmente um fenómeno de teorias sobre quem teriam sido os responsáveis pelo crime.

Ao mistério da sua morte junta-se a imagem de um homem carismático, imagem essa que lhe valeu a vitória no primeiro debate presidencial televisivo da história da democracia norte-americana, derrotando Richard Nixon.

Logo no seu discurso inaugural enquanto presidente, proferiu uma das suas mais marcantes frases: "Ask not what your country can do for you; ask what you can do for your country" (algo como: não perguntem o que o país pode fazer por vocês, perguntem o que vocês podem fazer pelo país).

Os três anos seguintes seriam marcados pela tensão da Guerra Fria, com particular destaque para a crise dos mísseis que opôs os EUA à ilha de Cuba, bem como o apoio à tentativa do derrube de Fidel Castro, mas também pela aposta nas missões espaciais. 

Em imagens, recordamos JFK no dia dos 100 anos do seu nascimento, desde fotografias na sua intimidade, com a família, aos seus tempos de juventude e de participação na Segunda Guerra Mundial, mas também imagens do dia em que foi assassinado, um dia que muitos norte-americanos nunca chegaram a esquecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório