Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Revelada primeira imagem do autor de atentado em Manchester

Esta é a primeira imagem do rosto de Salman Abedi, o bombista suicida que segunda-feira se fez explodir junto ao Manchester Arena, matando mais de 20 pessoas e ferindo 59.

Revelada primeira imagem do autor de atentado em Manchester
Notícias ao Minuto

01:03 - 24/05/17 por Ana Lemos

Mundo Ataque

Depois de revelada a identidade do bombista que, esta segunda-feira, se fez explodir junto ao Manchester Arena, onde minutos antes tinha acabado um concerto de Ariana Grande, o The Guardian publicou esta noite a primeira imagem de Salman Abedi.

O jornal refere ainda que a polícia britânica já tem na sua posse as imagens das câmaras de videovigilância e nas quais se vê Salman Abedi, de 22 anos, a dirigir-se para o Manchester Arena, transportando a bomba, que faria explodir, num saco.

Ainda de acordo com o The Guardian, a bomba usada no ataque foi de produção artesanal e seria pouco sofisticada, embora potente para matar 22 pessoas, entre as quais uma menina de oito anos, e deixar um rasto de 59 feridos. 

Filho de pais líbios que se refugiaram no Reino Unido com os quatro filhos, Salman nasceu em 1994 e é descrito como um "jovem discreto e reservado" pelos vizinhos do bairro residencial de Fallowfield, no sul de Manchester, onde viveu nos últimos dez anos.

O Estado Islâmico já reivindicou o atentado e a polícia britânica procura agora perceber "se ele [Salman] agiu sozinho ou no âmbito de uma rede". Esta terça-feira, a polícia fez buscas na casa do irmão do suspeito, igualmente no sul de Manchester, e deteve um homem de 23 anos, em Chorlton, por ligação ao atentado, embora sem precisar a natureza dessa ligação.

Os dois irmãos frequentavam a mesquita local de Didsbury e o pai do suspeito é bastante conhecido na comunidade líbia de Manchester, mas encontra-se atualmente em Tripoli, adianta o The Guardian.

Salman Abedi estudava na universidade de Salford, em Manchester, disse à agência Press Association um responsável do estabelecimento de ensino superior, Sam Grogan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório