Preikestolen (na imagem) é uma formação rochosa na Noruega cuja beleza natural atrai muitos turistas. Mas uma falha do Google Maps fez com que vários turistas fossem parar à localidade de Fossmork, a cerca de 20 quilómetros de distância.
A separar a formação rochosa e a localidade encontra-se um fiorde, um tipo de golfo estreito e profundo comum na Escandinávia, como explica o Priberam. Na prática, isto significa que os turistas enganados conseguem ver, com binóculos, a outra margem, onde se encontram tanto Preikestolen como os turistas que queriam ver Preikestolen e que não se enganaram.
A situação tem dado azo a alguns momentos cómicos, como explicaram alguns residentes de Fossmork a um jornal local, citado pelo New York Post.
“Às vezes estamos em casa e vemos dois, três, quatro ou cinco turistas a chegar. Todos os dias. Dizem que vão para Preikestolen e não percebem o que lhes dizemos. O Google Maps leva-os pela ponte de Lysefjord até Fossmork. A estrada aqui é bastante estreita e às vezes [os turistas] ficam bastante zangados quando lhes dizemos que têm de voltar para trás”, conta Gunnar Bøe.
Curiosamente, há até quem tenha gostado deste engano, como se percebe pelas palavras do mesmo residente. “Eles pedem um par de binóculos e conseguem ver as pessoas todas em Preikestolen. É muito engraçado. Já falámos com chineses e japoneses e houve um americano que queria comprar uma cabana aqui. Achou este lugar fantástico”.