Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

São Petersburgo: Ataque foi cometido por bombista suicida de 23 anos

Na sequência do ataque morreram pelo menos 11 pessoas e cerca de 40 ficaram feridas no atentado bombista no metro de São Petersburgo, a segunda cidade da Rússia, de acordo com o último balanço das autoridades.

São Petersburgo: Ataque foi cometido por bombista suicida de 23 anos
Notícias ao Minuto

21:38 - 03/04/17 por Andrea Pinto e Ana Lemos

Mundo Ataque

A agência de notícias russa, Interfax, está a avançar, citando fontes das forças de segurança russas, que o atentado desta segunda-feira foi cometido por um bombista suicida de 23 anos com origens na Ásia Central, com ligações ao extremismo islâmico. O Daily Mail refere que o seu nome seria Jamal.

Sobre o bombista suicida recaem, segundo as autoridades, ligações a grupos extremistas islâmicos que foram banidos da Rússia. Mas, acrescentam, só após realizados os testes de ADN será possível confirmar.

Este não é, porém, o homem cuja imagem começou a circular nos meios internacionais. Horas depois da explosão, e depois de ter sido identificado pela polícia através de câmaras de vigilância, entregou-se às autoridades, garantindo não ter estado envolvido no atentado.

Mas as autoridades ainda não excluíram oficialmente a tese, inicialmente avançada, de que um segundo suspeito estará envolvido no ataque e que será o responsável por deixar noutra estação uma bomba, que foi desativada pelas autoridades.

Uma bomba improvisada, cheia de estilhaços, explodiu esta segunda-feira num comboio entre duas estações de metro no centro de São Petersburgo. Um segundo engenho explosivo, também com estilhaços, foi detetado e neutralizado numa outra estação de metro, a algumas paragens da estação onde rebentou a bomba.

Pelo menos 11 pessoas foram mortas e cerca de 40 feridas neste atentado na segunda maior cidade da Rússia e que, sublinhe-se, ainda não foi reivindicado apesar de o ISIS ter feito recentemente uma ameaça declarada ao país liderado por Vladimir Putin.

[Notícia atualizada às 22h23]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório