Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Sul critica fotografia de primeiro-ministro japonês

A imprensa sul-coreana destacou hoje a fotografia do primeiro-ministro japonês no 'cockpit' de um avião, com o número 731, lembrando que 731 identificava uma unidade de métodos particularmente cruéis durante a Segunda Guerra Mundial.

Coreia do Sul critica fotografia de primeiro-ministro japonês
Notícias ao Minuto

16:44 - 15/05/13 por Lusa

Mundo Impresa

Nesta foto, Shinzo Abe levanta o polegar sorridente, sentado no 'cockpit' de um caça de treino, identificado com um enorme 731.

A unidade secreta 731 fazia investigação biológica e química e realizou experiências em pessoas durante a Guerra Sino-Japonesa (1937-1945) e a Segunda Guerra Mundial.

Baseada no nordeste da China, em Harbin, a 731 fazia experiências em prisioneiros chineses, sul-coreanos e soviéticos.

"As provocações sem fim de Abe", declarou o Chosun Ilbo, principal diário da Coreia do Sul. "A pose de Abe ressuscita os horrores da unidade 731", escreveu o jornal anglófono Joongang Ilbo.

A foto terá sido feita numa base militar aérea japonesa, na prefeitura de Miyagi (nordeste).

"Não há qualquer significado particular no número inscrito no avião de treino, no qual o primeiro-ministro japonês se sentou no domingo", declarou, em Tóquio, o ministério da Defesa japonês.

As relações do Japão com a China e a Coreia do Sul continuam a ser profundamente marcadas pela ocupação japonesa da península coreana (1910-1945) e a eleição, em dezembro, de Shinzo Abe deixou a imprensa e parte da opinião pública sul-coreanas inflexíveis.

O primeiro-ministro nipónico manifestou vontade de reformar a Constituição pacifista do arquipélago, que proíbe o recurso à guerra, e quer também rever a declaração oficial de 1995 sobre "os remorsos" do Japão.

Mas repetiu que o governo de Tóquio não pretende rever o reconhecimento do Japão dos sofrimentos infligidos aos povos da Ásia durante o último conflito mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório