Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Madrid proíbe circos com animais

Proposta foi aprovada esta terça-feira.

Madrid proíbe circos com animais
Notícias ao Minuto

20:52 - 31/01/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O governo muncipal de Madrid aprovou esta terça-feira uma proposta de proibição dos circos com animais na capital espanhola, noticia o El Mundo. A proposta foi apresentada conjuntamente pelo governo de Manuela Carmena e o PSOE e diz respeito tanto a terrenos públicos como privados.

Os políticos defendem que os elefantes, tigres e outros animais comuns em circo são vítimas de maus tratos sendo "submetidos a esforços e atos cruéis que lhes causam sofrimento, ansiedade e stress".

A proposta contou ainda com o voto favorável do Ciudadanos. O PP, contudo, opôs-se à iniciativa.

Na proposta em causa, escreve o El Mundo, lê-se que "os animais de circo muitas vezes vivem em cativeiro, enjaulados ou em em contentores, de onde são transportados em grandes viagens dentro de camiões que não satisfazem as suas necessidade físicas mais básicas".

A proposta fala ainda em processos de aprendizagem forçados e violentos para executar comportamentos que não são naturais à espécie.

Recorde-se que em Espanha são já 220 municípios a proibir o uso de animais em espectáculos de circo. Em Portugal, vigora uma lei de 2009 que impede os circos de comprarem novos animais e a reprodução dos já existentes nos circos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório