Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Busca por avião desaparecido no Índico foi proveitosa para a Ciência

Os sonares de águas profundas usados na busca pelos restos do avião da Malaysia Airlines desaparecido em 2014 ajudaram a revelar como se formou o fundo marinho e possíveis jazidas de petróleo, segundo os cientistas.

Busca por avião desaparecido no Índico foi proveitosa para a Ciência
Notícias ao Minuto

14:41 - 17/01/17 por Lusa

Mundo Malaysia Airlines

Apesar de não ter conseguido esclarecer o destino do Boeing 777 do voo MH370 onde viajavam 239 pessoas, permitiu à agência australiana Geoscience Australia mapear 120 mil quilómetros quadrados de leito oceânico, recolhendo dados sobre placas tectónicas.

Esta informação será útil quer para os cientistas quer para a exploração de petróleo e gás natural, afirmou o geólogo Neville Exon, da Universidade Nacional da Austrália.

Exon admitiu, no entanto, que as duas zonas onde é possível que haja jazidas são demasiado profundas para compensar a sua exploração.

Os cientistas esperam ainda conseguir recolher amostras de rocha para perceber como se formou a zona do Oceano Índico localizada a 6,5 quilómetros de profundidade.

"Não foi uma perda de tempo", argumentou, acrescentando que "foi um grande passo em frente para a ciência".

Os governos australiano, malaio e chinês anunciaram hoje que as operações de busca no sul do oceano Índico para encontrar o avião da Malaysia Airlines, foram suspensas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório