A empresa norte-americana Conan International Trading Co viu-se envolta numa polémica relacionada com símbolos nazis. Tudo aconteceu na semana passada quando um homem, que comprou um par de botas de trabalho a partir do site Amazon, reparou em algo insólito que resultava da sola.
O desenho que se encontra na sola não é polémico, mas as marcas deixadas pelas solas no chão é que são o problema. Estamos a falar de cruzes suásticas, símbolo nazi, como já deve ter percebido pela imagem acima.
A empresa, que já mandou retirar do mercado todas as botas com as referidas marcas nas solas, garantiu que não agiu “de propósito” e que tudo não passou de um “erro óbvio” dos fabricantes chineses.
“Não vamos vender nenhuma nenhum par de botas com este tipo de sola. Nunca criaríamos um design para promover o ódio”, garantiu a empresa numa publicação feita no Reddit e citada pela BBC.
Por seu lado, a Amazon, plataforma na qual foram vendidas as botas, rapidamente se tornou o foco dos comentários negativos.
O sucedido chegou mesmo à imprensa alemã com o site neonazi Daily Stormer a descrever as botas como “obrigatórias” para qualquer pessoa.
Por seu turno, a revista alemã Stern revelou que o nome das botas – Polar Fox – é também o nome de uma operação militar da Segunda Guerra Mundial.