Juíza decreta fiança para sequestrador de Cleveland

Uma juíza de Cleveland, nos Estados Unidos, decretou esta quinta-feira uma fiança de oito milhões de dólares (6,1 milhões de euros) para Ariel Castro, acusado do sequestro e violação de três mulheres mantidas cativas na sua casa durante uma década.

--

©

Lusa
09/05/2013 17:04 ‧ 09/05/2013 por Lusa

Mundo

Estados Unidos

Castro, que compareceu hoje pela primeira vez diante do tribunal de Cleveland, no estado norte-americano de Ohio (Norte), foi detido na passada segunda-feira pelo sequestro de Michelle Knight, de 32 anos, de Amanda Berry, 27 anos, e de Gina DeJesus, de 23 anos, bem como pelo sequestro da filha de Berry, de seis anos.

Na quarta-feira, Ariel Castro foi acusado formalmente dos crimes de sequestro e de violação das três mulheres, que foram mantidas em cativeiro durante cerca de uma década na casa do antigo motorista de autocarro. Ariel Castro também foi acusado do sequestro da filha de Amanda Berry, que nasceu durante o cativeiro.

O acusado, que vestia um macacão azul, manteve a cabeça baixa durante toda a audiência, trocando algumas palavras, em voz baixa, com a advogada. A juíza decretou uma fiança de dois milhões de dólares por cada um dos três casos de sequestro e violação e outros dois milhões de dólares pelo sequestro da menor.

Também compareceram em tribunal os irmãos do acusado, Pedro Castro, de 54 anos, e Onil, de 50 anos. Os dois irmãos foram também detidos juntamente com Ariel, mas na quarta-feira o procurador de Cleveland, Victor Perez, informou que não seriam acusados, uma vez que a polícia não encontrou provas do seu envolvimento no sequestro das mulheres.

Pedro e Onil Castro tinham acusações pendentes por delitos menores relacionados com o consumo de álcool e drogas em público. A juíza acabou por decretar a sua libertação.

Durante a audiência, os dois irmãos, que também envergavam macacões azuis, não dirigiram qualquer palavra a Ariel, que permaneceu de pé ao seu lado.

As mulheres foram libertadas na segunda-feira à noite, depois de um vizinho ter visto uma delas (Amanda Berry) a gritar e a tentar sair da casa. A casa onde foram encontradas está localizada a poucos quilómetros dos locais onde terão sido sequestradas.

Amanda Berry foi vista pela última vez a 21 de Abril de 2003 após sair do trabalho num restaurante de ‘fast-food’ localizado a poucas centenas de metros da sua casa. A jovem tinha então 16 anos.

Segundo a polícia federal norte-americana (FBI), Gina DeJesus tinha 14 anos quando desapareceu na altura em que caminhava da escola para casa, a 2 de Abril de 2004.

Michele Knight foi vista pela última vez nas imediações da casa de um primo a 23 de Abril de 2002. Na altura, a jovem tinha 21 anos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas