A mulher de Kim Jong-un não aparece em público há sete meses. Ri Sol-ju não é vista ao lado do marido desde março, data em que ambos visitaram um centro comercial em Pyongyang.
A ausência da mulher do líder da Coreia do Norte tem gerado alguma especulação, nomeadamente entre os analistas. E as teses multiplicam-se.
Há quem levante a hipótese de uma gravidez. Mas não é excluída também a possibilidade de o casal se ter separado, sem que tal tenha sido divulgado.
“Há várias razões, incluíndo uma gravidez ou alguns problemas entre os dois. Também tem havido relatos de instabilidade em Pyongyang e até mesmo de várias tentativas de ataques, por fações no exército norte-coreano, contra Kim contra o ano passado. É possível que Ri não apareça em público por segurança”, explicou ao The Telegraph Toshimitsu Shigemura, professor da Universidade de Waseda focado na liderança em Pyongyang.
Além destas, há também uma tese de que a ausência de Ri Sol-ju se deva à ascensão de Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano, que em junho se tornou deputada.