Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Oito reclusos suspeitos de ligações terroristas fogem de prisão na Índia

Oito presumíveis membros de um grupo islamita banido evadiram-se hoje de uma prisão de alta segurança na Índia, depois de cortarem a garganta a um guarda, informou a polícia.

Oito reclusos suspeitos de ligações terroristas fogem de prisão na Índia
Notícias ao Minuto

06:42 - 31/10/16 por Lusa

Mundo Nova Deli

Os reclusos amotinaram-se às primeiras horas do dia, depois de atacarem um guarda desarmado e de atarem lençóis para subir e descer pelas paredes da prisão localizada na cidade de Bhopal.

A maior parte do grupo, acusada de pertencer ao Movimento de Estudantes Islâmicos da Índia, aguardava julgamento por "atividades relacionadas com o terrorismo".

"Neste momento, estamos focados em apanhá-los. As investigações centram-se na forma como conseguiram escapar", disse o inspetor-geral da polícia de Bhopal, Yogesh Choudhary, à agência AFP.

Yogesh Choudhary indicou que os reclusos estavam na mesma cela e protagonizaram o motim entre as 00:00 e as 02:00.

A evasão ocorreu durante o Diwali, um grande festival hindu.

A polícia garantiu que não houve uma brecha na segurança da prisão, que tem um sistema de vigilância eletrónica a funcionar durante 24 horas por dia.

"As autoridades da prisão estão a investigar. Temos de esperar para ver se houve uma 'mão' no interior", disse Choudhary.

As autoridades indianas acusaram o SIMI de ataques bombistas e de ter ligações a grupos militantes com sede no Paquistão.

A polícia culpa o grupo pelos atentados em Bombaim, que fizeram 187 mortos, e por explosões em Nova Deli.

O Governo baniu o grupo em 2001 na sequência dos atentados de 11 de setembro em Nova Iorque e Washington.

Centenas dos seus membros foram detidos na passada década, embora o grupo diga que apenas faz propaganda à "forma de vida islâmica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório