Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Em Amatrice o relógio parou à hora do terramoto

Amatrice é uma das localidades italianas mais afetadas pelo sismo que se fez sentir de madrugada no centro de Itália.

Em Amatrice o relógio parou à hora do terramoto

Eram 3h36 da manhã, menos uma hora em Portugal Continental, quando o chão começou a tremer. Um sismo de 6.2 na escala de Richter fazia-se sentir e várias localidades eram afetadas.

Entre elas, conta-se Amatrice, onde um relógio histórico bem no centro da cidade marca o minuto exato em que deixou de funcionar – e tudo aconteceu. As horas oficiais são as 3h36, o relógio parece ter parado no minuto seguinte.

O relógio, situado na via principal de Amatrice, a Corso Umberto, integra um monumento que invoca homens da terra mortos na Grande Guerra. O edifício é dos poucos que, ali, se mantém em pé, mas também com danos bem visíveis.

Nas horas seguintes Itália ainda sentiria réplicas de menor intensidade, mas o minuto do sismo que matou dezenas de pessoas em Itália ficou ali marcado.

Sergio Pirozzi, autarca de Amatrice, afirmou à RAI ao longo das últimas horas que “metade” de Amatrice foi destruída, acrescentando ainda que ali há “dezenas de vítimas” e que já está a ser preparado um espaço onde serão colocados os corpos das vítimas do sismo.

Entretanto, decorrem ainda operações de busca. Já esta manhã um homem foi retirado dos escombros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório