Três séculos de história. Emma Morano já é a pessoa mais velha do mundo

De que será feita a longevidade da italiana?

Notícia

© Reprodução Independent

Notícias Ao Minuto
14/08/2016 09:11 ‧ 14/08/2016 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Itália

A italiana Emma Morano tem os inacreditáveis 116 anos. É neste momento a pessoa mais velha do mundo e a única no planta a ter vivido em três séculos diferentes. E qual a receita para esta longevidade da mulher que nasceu em 1899?

Segundo contou ao Washington Post, Emma Morano acha que o segredo está no facto de comer ovos crus todos dias, beber conhaque italiano, deitar-se cedo, e claro, permanecer solteira. Ao New York Times, Emma revelou ainda que come com frequência carne picada e massa, ou não fosse ela de Itália. O hábito de comer ovos crus vem já desde o período da adolescência, como remédio para tratar a anemia que lhe fora diagnosticada.

O facto de o seu casamento não ter resultado foi outra das circunstâncias que contribuíram para a longa vida de Emma. Separou-se em 1938 e nunca mais voltou a casar. À revista Times, disse que “não queria ser dominada por ninguém”. Morano trabalhou até aos 75 anos, primeiro numa fábrica e depois como cozinheira.

Emma Morano nasceu em Piedmont, no norte de Itália, no dia 29 de novembro de 1899. Vive agora numa pequena cidade, à beira de um lago, na fronteira com a Suíça, ainda na sua própria casa. Apesar dos médicos lhe ligarem várias vezes, a saúde de Emma é boa.

Na sexta-feira passada, a italiana recebeu a notícia de que Susannah Musthatt Jones, a mulher nova iorquina até então mais velha uns meses, morreu na quinta-feira, fazendo com que Morano ‘atingisse’ o primeiro lugar no ranking das pessoas mais velhas do planeta. Carlo Brava, o médico da italiana, considera a longevidade de Emma “um fenómeno”

[Notícia corrigida às 11h10]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas