Tal como sugeria a saga do aventureiro Indiana Jones, existe mesmo um túnel secreto no Mount Rushmore, a mais eblemática escultura dos Estados Unidos e uma das mais conhecidas de todo o mundo.
Diz o britânico The Sun que foi encontrado, entre as cabeças de pedra dos antigos presidentes americanos (George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln), um túnel secreto, escondido atrás da cabeça de Abraham Lincoln.
Segundo a mesma fonte, este túnel serviria para ali escrever a história completa dos Estados Unidos da América, mas o responsável pela escultura, Gutzon Borglum, viu que o espaço, por maior que fosse, seria sempre demasiado pequeno para a história do país das promessas.
Em vez disso, o governo sugeriu-lhe que utilizasse o espaço para ali deixar uma espécie de ‘Gall of Fame’, onde deixasse cravado todos os grandes feitos conseguidos pelos americanos. Contudo, Gutzon morreu antes do trabalho ficar completo e assim ficou o túnel durante todas as décadas que se seguiram.
Ainda assim, a história não ficou por aqui. Já na década de 90, o projeto foi recuperado e a sala secreta ficou completa. Hoje, estão lá cravadas a Declaração da Independência, a Constituição Americana e ainda a Carta dos Direitos Humanos.
Recorde-se que o Monte Rushmore está situado no estado de Dakota do Sul e a sua construção está compreendida entre um período que vai de 1927 a 1941.
Confira, na galeria acima, aquilo de que falamos.