Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Austrália pode expulsar pregador islâmico homofóbico

Austrália avalia visto concedido a clérigo xiita que defende aplicação de pena de morte a homossexuais. “Temos tolerância zero com pessoas que vêm à Austrália para pregar o ódio”, diz primeiro-ministro australiano.

Austrália pode expulsar pregador islâmico homofóbico
Notícias ao Minuto

11:23 - 14/06/16 por Goreti Pera

Mundo Vistos

A Austrália pode vir a expulsar um pregador islâmico que em abril discursou em Orlando e se mostrou intolerante para com a comunidade LGBT.

Sheik Farrokh Sekaleshfar, clérigo xiita, está de visita a Sidney a convite do Centro Islâmico Imam Husain, mas a conceção do seu visto vai ser revista a pedido do primeiro-ministro australiano.

“Temos tolerância zero com pessoas que vêm à Austrália para pregar o ódio. Esta é uma questão legal e tem de ser tratada de forma adequada”, explicou Malcolm Turnbull à BBC.

Segundo o mesmo jornal, Sheik Farrokh Sekaleshfar nasceu no Reino Unido e reside atualmente no Irão. Em abril, visitou Orlando, nos EUA, onde fez um sermão intitulado ‘Como lidar com o fenómeno da homossexualidade’.

Em 2013, o mesmo clérigo fez uma palestra na Universidade de Michigan, nos EUA, na qual alegou que a pena de morte é justificada para homossexuais em sociedades que se regem pelas leis islâmicas.

Não há evidências, até ao momento, de que o atirador da discoteca gay em Orlando tenha assistido ao sermão feito por Sheik Farrokh Sekaleshfar naquele estado norte-americano.

Em reação ao pedido de revisão do seu visto, o clérigo xiita disse ao Daily Telegraph australiano que as suas palavras foram tiradas do contexto e que Omar Mateen, que matou 49 pessoas, era seguidor do Estado Islâmico e seguia a doutrina Wahabi do islamismo sunita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório