A sua perna ficou como a de um elefante devido a picada de mosquito

Raimundo tem filariose linfática, ou como é mais conhecida, elefantíase. Uma doença que provoca graves inchaços e que engrossa a pele e outros tecidos.

Notícia

© River Monsters

Inês Esparteiro Araújo
13/05/2016 16:12 ‧ 13/05/2016 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo

Elefantíase

Raimundo tem uma doença rara. Chama-se filariose linfática ou elefantíase e é transmitida através de picadas de mosquitos. À medida que a infeção se vai desenvolvendo, os sintomas refletem-se numa acumulação dos tecidos, no seu engrossamento e hipertrofia.

Oriundo de São José, no Brasil, Raimundo já vive com a doença há mais de vinte anos, como conta o Mirror. A doença quase paralisou o seu sistema linfático e atacou-o numa perna. Num programa de televisão transmitido pelo ‘Animal Planet’, o apresentador (Jeremy Wade) afirmou: “Esta é uma das doenças que considero mais assustadoras. Quando se tem, é uma sentença de morte.”

A perna de Raimundo inchou tanto, que quase o paralisou. Inesperadamente, depois de procurar tratamento numa clínica no Brasil, o tamanho da sua perna começou a decrescer. “Inicialmente os médicos não conseguiam dar a volta com os seus braços à perna. Mas, agora, embrulham todos os dias a sua perna num colete que reduz o inchaço.”

Segundo os médicos, não é seguro que Raimundo vá conseguir recuperar totalmente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas