Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Poluição do ar atingiu "níveis alarmantes", aponta estudo

Nos últimos cinco anos, a poluição do ar aumentou 8%, diz relatório da WHO. Índia, China e Nigéria são os casos mais críticos.

Poluição do ar atingiu "níveis alarmantes", aponta estudo
Notícias ao Minuto

08:09 - 12/05/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ambiente

O ar que respiramos está cada vez pior. A nível global, segundo dados da World Health Organisation (WHO), a poluição do ar aumentou 8% nos últimos cinco anos, fazendo com que milhões de pessoas em todo o mundo estejam expostas a um ambiente potencialmente fatal. 

De acordo com o estudo, que analisou mais de 3000 cidades, apesar de todas as regiões estarem afetadas, as cidades de rápido crescimento do Médio Oriente, do sudeste asiático, e do pacífico, são as que revelaram piores níveis de poluição atingindo patamares cinco a 10 vezes abaixo do recomendado.

No que diz respeito às partículas finas (PM2.5), consideradas as mais perigosas, a Índia é o país com maior número de cidades poluídas com 16 das 30 mais poluídas do mundo. A China, que tem sido um país atormentado pela poluição do ar, apresentou algumas melhorias desde 2011, com apenas cinco cidades na lista das 30 piores. Uma lista de nove países, da qual fazem parte o Paquistão e o Irão. Relativamente às partículas PM10 (ligeiramente menos perigosas que as  anteriores) é mais uma vez a Índia a liderar o ranking das cidades mais poluídas. Nigéria, Arábia Saudita e Paquistão também entram na lista. A cidade mais poluída do mundo é Onitsha, uma cidade nigeriana que tem um nível destas partículas no ar 20 vezes superior ao recomendado.

"É dramático, é um dos maiores problemas que enfrentamos a nível mundial e que representa custos terríveis para a sociedade", disse Maria Neira ao The Guardian, responsável da WHO. "A poluição afeta a economia e a qualidade de vida das pessoas, e está associada à maioria das doenças crónicas que, em última análise, levam à morte", sublinhou ainda. É tanto assim que já morrem mais pessoas devido à poluição do ar, do que por malária ou pelo vírus HIV. De acordo com o The Guardian, a poluição do ar mata mais 3 mil mortes por ano. Um número que se espera que duplique até 2050, dado o crescimento acelerado da população urbana e do uso de carros.

No lado oposto, as cidades menos poluídas situam-se em geral os países desenvolvidos. Cidades como Sidney, Nova Iorque e Londres integram a lista dos países com níveis mais baixos de partículas no ar por m3. No entanto, esta análise não inclui outras formas de poluição como o dióxido de carbono. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório