Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Destroços do navio de James Cook localizados em Rhode Island, EUA

Investigadores afirmam ter localizado os destroços do Endeavor, o navio do célebre explorador britânico James Cook, na baía de Newport, no Estado de Rhode Island, onde foi afundado em 1778 durante a guerra da independência.

Destroços do navio de James Cook localizados em Rhode Island, EUA
Notícias ao Minuto

20:48 - 02/05/16 por Lusa

Mundo Investigação

A associação Rhode Island Marine Archeology Project (Rimap) identificou nove locais nos quais se encontram os restos de 13 navios afundados durante os dias que precederam a batalha de Rhode Island, entre britânicos e rebeldes norte-americanos.

Um bote do Lord Sandwich, novo nome dado ao Endeavor após o seu regresso do Pacífico, foi encontrado num dos locais, onde se encontram cinco destroços. A Rimap considera que a famosa embarcação se encontra ali.

Antes de ir mais longe, a associação vai lançar uma petição para financiar a construção de um hangar para guardar os objetos encontrados nas próximas escavações, anunciou na sua página na Internet.

Só quando essa fase estiver concluída com êxito é que as operações submarinas poderão começar.

Na sua célebre viagem, entre 1768 e 1771, James Cook contribuiu grandemente para o aprofundamento dos conhecimentos cartográficos do sudoeste do oceano Pacífico e tomou posse da Austrália em nome da coroa de Inglaterra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório