'White Savior Barbie', a paródia às 'selfies' em África

A conta de Instagram que satiriza as 'selfies' de voluntários em África

--

©

Inês Araújo
20/04/2016 15:23 ‧ 20/04/2016 por Inês Araújo

Mundo

Selfie

"White Savior Complex" é o termo utilizado para descrever os ocidentais que viajam para países do terceiro mundo e decidem tirar 'selfies' com aqueles que têm menos posses ou que passam por sacrifícios. E, para parodiar todas as pessoas que o fazem, foi criada a conta de Instagram 'White Savior Barbie'.

Criada por duas raparigas de 20 anos, a conta já tem mais de 7 mil seguidores e o objetivo é alertar as pessoas para a imagem que passam, que na opinião de ambas, é apenas um sinal de racismo.

"Nós nunca tivemos o mesmo tipo de atitudes como aquele que mostramos nas nossas fotografias, mas já fizemos coisas no nosso passado de 'white saviors' que nos arrependemos", afirmaram as criadoras ao jornal Huffington Post.

"A atitude de que a África precisa de ser salva pelos ocidentais - e neste caso representado em 'selfies' -, remete para a época do colonialismo e da escravatura", criticaram.

Com esta iniciativa, as duas jovens esperam alertar para a ironia destas imagens e esperam conseguir ajuda no sentido de erradicar este tipo de 'selfies'.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas