Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Com uma nova cara, Mitchell Hunter fala sobre o seu transplante facial

Em 2001 o soldado Mitchell Hunter sofreu um acidente de carro e foi eletrocutado com 10.000 volts. É agora o segundo homem no mundo a receber um transplante facial parcial.

Com uma nova cara, Mitchell Hunter fala sobre o seu transplante facial
Notícias ao Minuto

13:43 - 19/04/16 por Inês Araújo

Mundo Transplantes

Quase cinco anos após ter recebido um transplante, Mitchell Hunter quebra o silêncio e, numa entrevista à CNN, fala sobre todo o processo a que foi submetido. Em 2011, uma cirurgia de 14 horas deu-lhe não só a oportunidade de ter um nariz de volta, como a de voltar a sentir todos os músculos e respetivos nervos faciais. “Quente, frio, dor, cócegas, coçar a minha barba ou alguém a beijar-me – eu consegui e consigo sentir tudo.”

Agora com 35 anos, Hunter admitiu que finalmente se sente confortável na sua pele e que vive uma vida normal, como qualquer outra pessoa: “Agora é muito mais fácil estar em público. As pessoas já não ficam paradas a olhar para mim. Sou apenas mais uma pessoa no meio de tantas e isso era tudo o que eu queria. Quando saio de casa, consigo ter uma rotina como qualquer outra pessoa.”

Satisfeito com o resultado, encoraja todos aqueles que precisam, a perder o medo e a fazer a cirurgia. “A cirurgia vai dar a outro ser humano uma melhor qualidade de vida”, afirmou Hunter.

O primeiro transplante facial total foi realizado em Espanha, em 2010, mas dois anos antes, em 2008, já tinha sido efetuado um transplante facial parcial nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório