Turquia apoiará Azerbaijão "até ao fim" no conflito com a Arménia

O Presidente turco assegurou hoje que a Turquia apoiará o Azerbaijão "até ao fim" no conflito com a Arménia em torno da região de Nagorno Karabakh, após os combates que nos últimos dois dias causaram mais de 30 mortes.

Políticos em tribunal por causa de tampas de sanita em ouro

© Reuters

Lusa
03/04/2016 11:50 ‧ 03/04/2016 por Lusa

Mundo

Erdogan

"Oramos para que os nossos irmãos azerbaijaneses triunfem nestes combates com as menores perdas possíveis", declarou Recep Tayyip Erdogan.

No sábado, ao final do dia, quando a situação parecia estabilizada, as duas partes anunciaram as perdas nestes intensos combates que se iniciaram na noite de sexta-feira para sábado: 18 soldados arménios mortos e 12 azerbaijaneses.

Neste balanço é também feita referência à morte de um civil e o Azerbaijão reconheceu que um dos seus helicópteros foi abatido.

Estes confrontos são os mais importantes desde o cessar-fogo, em 1994, que pôs fim à guerra, mas sem resolver o problema da disputa desta região situada no Azerbaijão e habitada maioritariamente por arménios.

Erdogan dirigiu-se também ao Grupo de Minsk, que procura em vão há anos, sob a copresidência de França, da Rússia e dos Estados Unidos, encontrar uma solução para o conflito.

"Se o Grupo de Minsk tivesse adotado medidas justas e decisivas, estas coisas já não aconteciam", acrescentou.

A Turquia, que tem fortes laços culturais e linguísticos com o Azerbaijão, é um aliado essencial para Bakou.

Não mantém relações diplomáticas com a Arménia devido ao diferendo sobre o massacre em massa de arménios durante o império otomano em 1915, qualificado por Erevan como genocídio, mas que Ancara se recusa a reconhecer.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas