Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

ONU alerta para situação crítica na América Central devido a El Nino

O Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) alertou hoje para a situação crítica dos países da América Central devido ao fenómeno meteorológico El Nino e pediu à comunidade internacional para ajudar as regiões afetadas.

ONU alerta para situação crítica na América Central devido a El Nino
Notícias ao Minuto

22:59 - 18/02/16 por Lusa

Mundo Ambiente

"As regiões mais afetadas estão a colapsar e não têm meios para melhorar a situação. O El Nino é uma urgência alarmante a que devemos dar resposta quanto antes", assegurou em conferência de imprensa o diretor de operações da OCHA, John Ging, depois de visitar os territórios mais afetados.

John Ging explicou que a seca e as condições climáticas que têm de enfrentar os habitantes daquelas regiões estão a provocar a "marginalização e pobreza extremas", especialmente nas zonas rurais.

Os países mais afetados pelo El Nino são o Haiti, El Salvador, Nicarágua, Honduras e Colômbia.

É preciso a comunidade internacional "redobrar os esforços e doações" para diminuir a pobreza naquela região, pediu o responsável.

John Ging pediu também às associações e líderes mundiais que continuem a fazer donativos para atingirem o esforço financeiro que é necessário fazer para garantir as necessidades básicas naqueles territórios, nomeadamente comida, casa e saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório