Quando conclave é sinónimo de negócio para o Vaticano

O conclave para eleger o novo Papa, que irá suceder a Bento XVI que resignou ao cargo no passado dia 28 de Fevereiro, começou esta terça-feira e tem mostrado ser uma bênção para os negócios locais. Desde aplicações para iPad às reservas nos hóteis, o turismo tem feito a economia 'mexer' em plena época baixa.

--

©

Patrícia Martins Carvalho
12/03/2013 14:17 ‧ 12/03/2013 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo

Itália

A tecnologia está presente no quotidiano de todos os cidadãos e os fiéis religiosos não são excepção. A empresa tecnológica italiana, Go2mkt, criou uma aplicação para iPad (‘Conclave Alert’) que permite aos seguidores da igreja católica ficar a par das últimas novidades do conclave e saber mais pormenores sobre cada um dos cardeais eleitores.

Apesar do custo de 0,89 cêntimos, Andrea Dotti, da Go2mkt disse à AFP que “espera que sejam feitos entre 5 mil a 6 mil downloads”.

Também o negócio da hotelaria está em alta com a eleição do novo Papa apesar de estar na chamada época baixa. Os milhares de peregrinos que se têm deslocado até ao Vaticano nos últimos dias têm feito aumentar a procura por quartos nos hotéis que se situam perto da Praça de São Pedro e até por varandas com vista para a chaminé do Vaticano.

De acordo com o site casevacanza.it, os arrendamentos dos apartamentos subiram 20%, sendo que os pedidos de alojamento registaram um aumento na ordem dos 30%

“Estamos esgotados, já tivemos que recusar hóspedes”, disse à AFP Antonio Galati, director do Metropolis Hotel que se situa a poucos metros da Praça de São Pedro.

Para o gerente do hotel, a eleição de um Papa não italiano pode fazer aumentar ainda mais o número de pessoas que visitam o Vaticano. “Um Papa sul-americano seria fantástico. Ou melhor, um qualquer da América seria fantástico”, disse, acrescentando que “os turistas de 2013 não são muito positivos. Esperamos que este evento estimule o turismo em Roma”.

Os preços dos hotéis não param de aumentar, no entanto, Antonio Galati alerta que aumentou os seus preços em apenas 3%, ao contrário do que se passa na concorrência. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas