As autoridades elevaram o alerta para o nível 2 nos vulcões das ilhas Ambrym e Tanna, fixando no nível 1 o alerta para o da ilha Ambae, segundo a emissora das Fiji FBC.
Os vulcões do Vanuatu, nove dos quais ativos, encontram-se entre os mais acessíveis do mundo e figuram como uma das principais atrações turísticas do país.
O mais famoso e popular pelo fácil acesso é o Monte Yasur, na ilha Tanna, enquanto o Monte Garet, na de Gaua, que entrou em erupção em 2009, é potencialmente mais perigoso, segundo o portal do Turismo do país.
O Vanuatu é um arquipélago de 82 ilhas -- a maioria desabitadas -- que assenta sobre o Anel de Fogo do Pacífico --, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica por ser ponto de encontro de placas tectónicas.