Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"A Europa está unida na luta contra o terrorismo"

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, assegurou hoje que os terroristas não conseguirão os seus objetivos porque a Europa está unida na luta contra o terror.

"A Europa está unida na luta contra o terrorismo"
Notícias ao Minuto

12:18 - 14/11/15 por Lusa

Mundo Martin Schulz

Schulz condenou, em nome do plenário europeu, os "atrozes" atentados de Paris.

"Paris foi brutalmente atacada pela segunda vez em menos de um ano. Os terroristas queriam atacar o coração da civilização ocidental, os seus valores e as suas gentes", sublinhou em comunicado.

"Queriam difundir terror, medo e divisões, mas a Europa está unida na luta contra o terrorismo e na sua determinação de localizar as células e todos aqueles que contribuem para organizar estes malvados atos e levá-los perante a justiça", assegurou o presidente do PE.

O social democrata alemão, frisou: "O nosso compromisso de defender os nossos valores de liberdade, igualdade, democracia e estado de Direito é mais forte do que nunca".

Schulz, que já expressou durante a noite a sua comoção pelos atentados, explicou que transmitiu pessoalmente condolências ao presidente francês, François Hollande, e felicitou os parisienses pela resposta "valente e comovedora" na hora de apoiarem as vítimas e todos aqueles que necessitaram de ajuda".

Pelo menos 127 pessoas morreram e 180 ficaram feridas, 80 das quais em estado crítico, em diversos atentados em Paris, na sexta-feira à noite, segundo fontes policiais francesas.

Oito terroristas, sete deles suicidas, que usaram cintos com explosivos para levar a cabo os atentados, morreram, segundo as mesmas fontes.

Os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o estádio nacional, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório