Congresso aprova proposta para ajuste fiscal sobre pensões

A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou na quarta-feira uma proposta da Presidente Dilma Rousseff para mudar o cálculo utilizado para a concessão de pensões por morte, incluída no pacote de ajuste fiscal.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/05/2015 06:19 ‧ 14/05/2015 por Lusa

Mundo

Brasil

Com um total de 277 votos a favor e 178 contra, o hemiciclo deu luz verde ao diploma do Executivo, naquela que é a segunda vitória de Rousseff, após ter sido aprovada na semana passada, com uma votação de 252 - 227, outra medida que dificulta o acesso ao subsídio de desemprego.

As duas iniciativas, que se juntam a outras medidas de ajuste lideradas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, têm o objetivo de reduzir os elevados gastos públicos do país e contribuir para o crescimento, que em 2014 foi de 0,1% e para 2015 deve sofrer uma contração de 1%.

A medida aprovada na quarta-feira fixa, entre outros pontos, um período mínimo de dois anos de matrimónio ou união estável e 18 meses de contribuição para a segurança social para que os beneficiários possam ter direito à pensão por morte do cônjuge.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas