Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 60 feridos em protesto contra discriminação a etíopes

Cinquenta e seis agentes e sete manifestantes ficaram feridos, esta noite, em Telavive, no segundo dia de protestos contra a violência e a discriminação da comunidade de origem etíope em Israel, informaram fontes policiais.

Mais de 60 feridos em protesto contra discriminação a etíopes
Notícias ao Minuto

09:10 - 04/05/15 por Lusa

Mundo Telavive

Durante os violentos confrontos, que tiveram como palco a emblemática praça Rabin, onde se desenrolou uma autêntica batalha campal, foram detidos 43 manifestantes.

A polícia israelita recorreu à força quando milhares de participantes se deslocaram rumo ao edifício municipal e depois de duas horas de manifestação tentaram abrir caminho rumo ao seu interior, de acordo com os 'media' locais.

Os agentes recorreram a gás pimenta e a gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, num gesto que contribuiu para elevar a tensão.

O chefe da polícia israelita disse ao Canal 10 que os agentes atuaram com "contenção" e tentaram negociar uma saída, mas que, de qualquer modo, se tratava de "uma concentração não autorizada".

As tensões estalaram no passado dia 26 de abril com a divulgação na Internet de um vídeo amador que mostra dois agentes policiais a agredirem um emigrante etíope em Holón.

A comunidade judia etíope lamenta que as autoridades tenham atitudes racistas e discriminatórias para com esta população.

"Cerca de 70 por cento dos etíopes vive concentrado em guetos em 17 localidades, o que cria tensões com o resto da população", afirmou Avi, um dos membros da comunidade, citado pela Efe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório