Anorexia é uma doença, não é um estilo de vida

Comunidade médica desaprova que se culpem as modelos magras pela existência da anorexia.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
22/04/2015 11:37 ‧ 22/04/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Saúde

“As pessoas com anorexia tendem a ter um certo tipo de personalidade”. É pouco provável que as imagens de modelos magras tenham influenciado as pessoas que sofrem de anorexia, é afirmado num artigo divulgado no Daily Mail.

Este artigo foi escrito pela professora do departamento de psicologia da Universidade Durham, Rachel Cole-Fletcher em parceria com a sua aluna de mestrado em Neurociência Cognitiva, Lexie Thorpe. Aqui descreveram os traços psicológicos associados ao risco de anorexia.

França juntou-se a Itália e Israel ao criar leis que banem a promoção de magreza extrema na indústria da moda. Entre as reformas propostas incluem-se: descobrir agências que empreguem modelos com IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 18 (entre 19 e 25 é o intervalo considerado saudável) ou criminalizar conteúdos online pro-anorexia.

Sarah Jackson, uma psicóloga da Universidade College London, sugere que censurar imagens de modelos muito magras pode diminuir os efeitos adversos nas jovens mulheres, tais como preocupações com a imagem corporal e comportamentos como dietas não saudáveis. Mas enquanto uns defendem que esta legislação pode reduzir os casos de anorexia, “é pouco provável que estas medidas tenham tal impacto”, defende o artigo académico.

A anorexia “não é uma escolha” nem um “estilo de vida”. A anorexia tem a maior taxa de mortalidade de todas as doenças psiquiátricas, porque provoca a falência de órgão ou, em vários casos, o suicídio.   

Apesar de vários autores sugerirem que o ‘incentivo’ à magreza extrema possa estar ligado, “esta correlação não é simples nem clara”. Além disso, esta correlação não prova causalidade. É plausível concluir, como afirmam Rachel e Lexie, que “mulheres infelizes com os seus corpos” procurem este tipo de campanhas com mais frequência.

Muitos fatores psicológicos e biológicos estão implicados na anorexia.

“Altos níveis de perfecionismo, necessidade de organização e foco nos detalhes são frequentemente observados em pessoas com anorexia.” Estas pessoas têm até uma resposta cerebral à comida inferior a pessoas sem a doença, mesmo depois da recuperação, como descobriram os investigadores.

Para além de também poder ser influenciada pela herança genética, experiências de elevado stress também podem gerar uma anorexia nervosa. O artigo recorda que as modelos deveriam receber mais apoio para conseguirem ter um peso saudável. Até porque consideram que estas têm uma profissão onde o risco de desenvolver distúrbios alimentares é elevado.

Leia o artigo completo aqui

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas