Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Olhar para ecrãs antes de dormir é risco para a saúde

Uma investigação alerta para os malefícios da luz artificial emitida por telemóveis, tablets e computadores usados para adormecer.

Olhar para ecrãs antes de dormir é risco para a saúde
Notícias ao Minuto

11:21 - 19/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Se costuma ver televisão ou estar ao computador, telemóvel e/ou tablet antes de adormecer, saiba que é um hábito que deve perder, se quer ter uma noite relaxada e acordar de um sono revigorante.

Uma investigação levada a cabo pela Universidade do Connecticut, e publicado no Philosophical Transactions da Royal Society B, alerta para os perigos que estes novos hábitos têm no relógio biológico humano, dado que interrompem o período de descanso necessário e impedem um ciclo regular.

Estes ciclos estão intimamente relacionados com a captação de luz do corpo humano, à qual o cérebro associa a uma atividade fisiológica.

Quando é de noite e vamos dormir, o cérebro como que desliga estas inibições por um período mínimo de 3 a 6 horas, mas as luzes artificiais dos ecrãs dão azo a interrupções deste descanso, ao mesmo tempo que potenciam problemas de saúde como diabetes, obesidade e depressão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório