Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Acne em idade adulta? A culpa não é do chocolate

Já passou a fase da adolescência mas continua a ter borbulhas como se de um jovem se tratasse? Há cuidados que deve ter em conta para evitar que isso aconteça e saiba que eliminar o chocolate da sua alimentação não é a única (nem a melhor) solução.

Acne em idade adulta? A culpa não é do chocolate
Notícias ao Minuto

22:35 - 04/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Beleza

A Associação Espanhola de Dermatologia afirma que 12% das mulheres e 3% dos homens continua a apresentar sinais de acne na idade adulta, o que prova que o acne não desaparece quando ultrapassamos a fase da adolescência.

“A nossa pele é o espelho das nossas emoções, saúde e hábitos de higiene, tenhamos a idade que tenhamos. As borbulhas e os pontos negros não se eliminam sozinhos, e se existem é porque há algo em nós que não está bem”, afirma o médico Joshua Zeichner, diretor de cosmética e investigação clínica do Departamento de Dermatologia do Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.

Assim, é preciso perceber o que se passa para conseguir eliminar aquilo que tanto nos desagrada.

“Em primeiro lugar, está a herança genética”, situação contra à qual nada se pode fazer. Depois, existem outros cuidados que podemos evitar. "As alterações hormonais, uma má higiene, o uso de artigos cosméticos de má qualidade, ou maus hábitos como passar as mãos sujas pelo rosto são fatores que desencadeiam o aparecimento da acne nas pessoas que são mais propensas a ela”, explica, ao El Pais, a médica Elisa Pinto, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Quirón San Camilo, de Madrid.

Tirando isso, um dos principais problemas está relacionado com o stresse. Quando estamos stressados libertamos adrenalina, e esta hormona aumenta a produção sebácea das glândulas em que o excesso de gordura não é eliminado e os poros ficam obstruídos e aparecem as borbulhas.

Algo semelhante acontece quando passa por mudanças hormonais, vividas não só na puberdade, mas sempre que uma mulher está menstruada, numa situação de gravidez ou no período pós-parto. Atenção também para o facto de haver certos métodos contracetivos que propiciam o acne, pelo que uma visita ao seu ginecologista é sempre imprescindível.

Outro facto importante tem a ver com o contacto do rosto com superfícies sujas, seja as mãos ou por exemplo o telemóvel, ou deitarmo-nos sem tirar a maquilhagem. Isso obstrui os poros e propicia o aparecimento de borbulhas. Atenção também ao tipo de cremes de rosto que utiliza. Se tem uma pele gordurosa e usa um creme que estimula a produção de glândulas sebáceas isso não lhe será favorável.

Outro costume que não lhe ajuda é apertar as borbulhas na tentativa de as rebentar. Toda a gente o sabe, mas ninguém consegue evitá-lo. Saiba que essa atitude promove o contágio, a infeção e o aparecimento de cicatrizes. Mais: tentar tapá-los com pensos ou camadas e camadas de maquilhagem também não ajuda pois está a impedir que a pele respire.

Falta ainda falar da alimentação e é aqui que surge uma curiosidade. Alimentos a que dantes se dava grande importância como fritos, chocolate e gorduras não são afinal assim tão perigosos.

Segundo uma investigação da Academia de Nutrição e Dietética Americana não existem alimentos específicos que criem borbulhas. Já uma alimentação prolongada baseada em níveis de açúcar muito elevados pode prejudicar a sua imagem.

Agora que sabe o que pode provocar o aparecimento das borbulhas que ninguém gosta de ver, fique a saber os cuidados que deve ter para evitá-las. Segundo Joshua Zeichner deve usar diariamente um exfoliante, um tónico e um creme indicado por um dermatologista adequado à sua pele; limpar o telemóvel regularmente com uma toalhita e manter as mãos sujas longe da sua cara. Deve lavar a cara duas vezes ao dia com um sabonete específico, sem esfregar a cara com muita força, e usar maquilhagem sem azeites e fragâncias. Deve também limpar os pincéis de maquilhagem pelo menos uma vez por mês.

Já a L’Oréal refere que deve fazer uma máscara facial pelo menos uma vez por mês, deixando-a atuar durante 20 minutos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório