Kiev recusa pagar gás fornecido ao leste rebelde pró-russo

A Ucrânia recusa-se a pagar o gás que o grupo russo Gazprom começou a fornecer aos territórios do leste separatista do país, anunciou hoje o administrador da companhia nacional ucraniana, Naftogaz.

Gás natural fará de Moçambique polo energético de África -- administrador de petrolífera estatal

© Lusa

Lusa
19/02/2015 18:55 ‧ 19/02/2015 por Lusa

Mundo

Gazprom

"A Naftogaz não pagará, porque não temos qualquer hipótese de controlar quanto gás será enviado para esses territórios, nem qual será a sua utilização", declarou Andriï Kobolev em conferência de imprensa, precisando que a sua empresa retomou o fornecimento de gás ao leste da Ucrânia, interrompido devido aos combates.

A decisão da Gazprom de fornecer gás ao leste rebelde ucraniano é "inaceitável e contrária ao contrato existente", acrescentou Kobolev.

Hoje, a Rússia indicou ter começado a fornecer gás aos territórios do leste da Ucrânia controlados pelos separatistas, depois de estes afirmarem ter deixado de receber gás da companhia ucraniana.

"Desde as 16:00 (13:00 TMG e em Lisboa), a Gazprom está a fornecer gás à Ucrânia, incluindo pelas estações de Prokhorovka e Platovo, a um volume de 12 milhões de metros cúbicos por dia", declarou o patrão do grupo russo, Alexeï Miller, citado pelas agências russas.

Trata-se de dois pontos de entrada do gás russo na Ucrânia, um ao nível da região de Donetsk e o outro da região de Lugansk, dois bastiões separatistas.

Miller indicou que este abastecimento está a ser feito "nos termos do contrato em vigor" entre a Gazprom e a operadora ucraniana Naftogaz.

Horas antes, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, tinha declarado que a Rússia poderia fornecer gás enquanto "ajuda humanitária" aos territórios rebeldes, que denunciaram a interrupção abrupta do abastecimento.

Devido ao conflito que opõe as duas empresas, a Rússia só pode fornecer gás à Ucrânia se Kiev pagar antecipadamente as faturas das quantidades pedidas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas