Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Cessar-fogo está a ser cumprido apesar de incidentes

François Hollande, Angela Merkel, Vladimir Putin e presidente ucraniano Poroshenko "constataram que o cessar-fogo", no leste da Ucrânia, "foi em geral satisfatório, apesar de incidentes locais que devem ser corrigidos de forma rápida", anunciou a presidência francesa.

Cessar-fogo está a ser cumprido apesar de incidentes
Notícias ao Minuto

18:16 - 15/02/15 por Lusa

Mundo Ucrânia

Esta declaração foi feita após uma conversa telefónica hoje entre os quatro líderes francês, alemão, russo e ucraniano, horas após a entrada em vigor do cessar-fogo, de acordo com um comunicado do Eliseu.

Os quatro responsáveis também decidiram "avançar na implementação dos próximos passos no âmbito do pacote de medidas adoptadas em Minsk, a 12 de fevereiro", adianta o o comunicado da presidência francesa, citado pela AFP.

Os passos, segundo o documento, são "a retirada das armas pesadas, monitorização e verificação do cessar-fogo e retirada das armas pesadas pela OSCE" e, ao mesmo tempo, o lançamento de um diálogo sobre os mecanismos para a realização de eleições locais de acordo com a legislação ucraniana.

Os quatro líderes "deram todo o seu apoio para que uma resolução do Conselho de Segurança aprove o pacote de medidas adotadas em Minsk, a 12 de fevereiro", conclui o Eliseu.

O acordo alcançado quinta-feira em Minsk após uma noite de negociações entre o presidente russo, Vladimir Putin, o seu homólogo ucraniano Petro Poroshenko, o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, refere que Kiev e os rebeldes, dois dias após a entrada em vigor do cessar-fogo, devem começar a retirar as suas armas pesadas a partir da linha da frente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório