Na Noruega, dar comida sem-abrigo pode valer prisão

A Noruega é dada muitas vezes como exemplo de uma das melhores economias europeias. Porém, o país prepara-se para debater uma proposta que quer criminalizar a mendicidade, mas também quem ajuda os mendigos, dá conta o Telegraph.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
04/02/2015 19:10 ‧ 04/02/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Lei

Imagine-se na rua. Vê uma pessoa em dificuldades e a pedir ajuda. Esta pessoa não tem casa, vive na rua. Decide ajudá-la. Se estiver, por exemplo, a visitar a Noruega saiba que o país se prepara para debater uma lei que quer criminalizar a mendicidade, mas também quem ajuda os sem-abrigo.

A ideia é que qualquer pessoa que ofereça uma sandes ou um café possa mesmo vir a ser penalizado com uma pena de prisão, que pode ir de seis meses a um ano.

O Governo do país defende que é necessária uma lei contra a mendicidade organizada, que tem causado problemas no país e feito subir a taxa de criminalidade.

Na oposição, há quem diga que a lei é demasiado lata e que irá afetar até os cidadãos que simplesmente querem ajudar uma pessoa que precisa de auxílio.

Relembre-se que a proibição da mendicidade tinha sido abolida em 2005, mas os conservadores têm intensificado esforços no sentido de voltar a inscrever a lei no código penal do país. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas