Coma um punhado de nozes (cerca de 13 gramas) por dia e a sua memória vai melhorar e o cérebro ficar mais rápido. Esta é a conclusão de uma investigação da Universidade de Medicina de Los Angeles, nos Estados, e vem comprovar – uma vez mais – que os frutos secos são um dos melhores aliados da saúde.
De acordo com o Daily Mail, comer uma mão cheia de nozes diariamente melhora a performance em atividades cognitivas, incluindo a memória, concentração e a velocidade de processamento de informação.
Este estudo transversal é a primeira grande análise representativa do consumo de nozes e função cognitiva e indica que os benefícios são idênticos independentemente do sexo, idade ou etnia.
Para a investigação participaram pessoas dos 20 aos 60 e mais anos e foram tidos em conta dos dados cognitivos do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES).
Depois de alguns exercícios e da inclusão de nozes na dieta diária, os cientistas descobriram que os participantes com maior consumo deste fruto seco apresentaram um desempenho significativamente numa série de seis testes cognitivos.
Além disso, destaca Lenore Arab, mentora do projeto, estas conclusões permitem afirmar que os possíveis efeitos benéficos das nozes foram capazes de retardar ou impedir a progressão da doença de Alzheimer em ratos de laboratório.