Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

A dor de um 'coração partido' pode mesmo matar

O fim de um relacionamento não é fácil para ninguém. Mas existem casos mais graves que outros. Há pessoas que dizem que é tudo psicológico e, em grande parte, será. No entanto, as dores são físicas e podem ter efeitos devastadores. Conheça algumas das consequências de um ‘coração partido’.

A dor de um 'coração partido' pode mesmo matar
Notícias ao Minuto

17:06 - 02/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Não é difícil notar os sinais de uma pessoa que está de ‘coração partido’: ar pesado, olhar triste, ânimo em baixo. Mas sabe até que ponto podem chegar os efeitos do fim de uma relação? O Daily Mail contactou alguns especialistas de diversas áreas e compilou as consequências mais graves.

Ataques cardíacos

Vários cardiologistas dizem que não é anormal ver pessoas morrer de ataque cardíaco nos quinze dias que se seguem a uma separação. O stress e a ansiedade podem, em algumas pessoas, causar um ataque cardíaco e até a morte.

Sintomas de ‘ressaca’

A angústia que se sente durante uma separação ativa a mesma área do cérebro que é estimulado com a adição de drogas, por exemplo. Ressonâncias magnéticas ao cérebro de pessoas com o ‘coração partido’ mostram semelhanças com pessoas a atravessar uma ressaca de cocaína.

Também se podem encontrar semelhanças entre o processo de uma separação e o processo de falta de alguém que morreu: choque, negação, dor, raiva, culpabilização, culpabilização própria, desespero, medo do futuro, depressão e aceitação.

Depressão, ansiedade e dificuldade em dormir

Depois de uma separação, aumenta o risco de se sofrer de depressão e ansiedade, duas condições que causam insónias. Estas, por sua vez, tornam a situação ainda pior devido à privação de sono.

Dores no peito

A dor emocional intensa ativa as mesmas redes de nervos que a dor física. Perder alguém ou ser rejeitado pode mesmo doer a nível físico.

Problemas de pele

As hormonas libertadas pelo corpo depois de uma separação têm efeitos na epiderme. Vários dermatologistas adiantam que uma pessoa a atravessar um mau momento a nível emocional pode ficar mais suscetível a doenças como psoríase, eczemas, alopecia e até acne.

Dificuldades motoras

O stress e a depressão tornam tarefas como subir escadas ou fazer curtas caminhadas muito mais difíceis devido a espasmos e rigidez musculares.

Perda de apetite, aumento de peso e problemas digestivos

O stress pode causar aumento de peso, especialmente na zona abdominal. O corpo pede mais açúcar e gorduras, o que torna os hábitos alimentares disfuncionais.

Olhos inchados

As lágrimas não são todas iguais, de acordo com especialistas. As lágrimas emocionais são mais aguadas e menos salgadas que as lágrimas que lhe possam surgir em situações mais banais. Consequência: olhos mais inchados e vermelhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório