Febre Chikungunya faz primeiras vítimas mortais

A febre Chikungunya, doença viral transmitida por mosquitos, fez as duas primeiras mortes na Guatemala, confirmou, esta sexta-feira, o Governo.

Avioneta despenha-se na Guatemala e faz dois mortos

© Reuters

Lusa
29/11/2014 06:10 ‧ 29/11/2014 por Lusa

Mundo

Guatemala

O ministro da Saúde Pública e Assistência Social, Luis Enrique Monterroso, informou que uma das vítimas é uma recém-nascida.

A Guatemala sinalizou oficialmente 161 casos de infeção desde que o vírus foi detetado, em dezembro último, embora existam outros 17 mil suspeitos.

A Chikungunya é uma doença viral (género Alphavirus) transmitida aos seres humanos por mosquitos infetados -- incluindo Aedes aegypti e Aedes albopictus.

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa "tornar-se contorcido", uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.

Os sintomas de Chikungunya, que aparecem entre o quarto e o sétimo dias após a picada por um mosquito infetado, incluem febre alta (até 40 graus), dor e inchaço nas articulações (especialmente na parte inferior das costas, tornozelo, joelhos, pulsos ou falanges), aparecimento de pequenas pústulas na pele, dores de cabeça e musculares, náusea e fadiga.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas