O ministro da Saúde Pública e Assistência Social, Luis Enrique Monterroso, informou que uma das vítimas é uma recém-nascida.
A Guatemala sinalizou oficialmente 161 casos de infeção desde que o vírus foi detetado, em dezembro último, embora existam outros 17 mil suspeitos.
A Chikungunya é uma doença viral (género Alphavirus) transmitida aos seres humanos por mosquitos infetados -- incluindo Aedes aegypti e Aedes albopictus.
O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa "tornar-se contorcido", uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.
Os sintomas de Chikungunya, que aparecem entre o quarto e o sétimo dias após a picada por um mosquito infetado, incluem febre alta (até 40 graus), dor e inchaço nas articulações (especialmente na parte inferior das costas, tornozelo, joelhos, pulsos ou falanges), aparecimento de pequenas pústulas na pele, dores de cabeça e musculares, náusea e fadiga.