Depois de conhecer os resultados preliminares, Paz Pereira, nascido na Galiza, em Espanha, agradeceu aos líderes que o felicitaram e disse que "a Bolívia está a recuperar gradualmente espaço internacional", depois de ter perdido esse espaço "geopolítico e geoeconómico" nas últimas duas décadas.
O político afirmou que "a nova dimensão" que procura construir "será com as mãos estendidas para o interior do país, para trabalhar com todos, homens e mulheres do Parlamento, das organizações sociais" e de outros setores com o objetivo de "seguir em frente".
"Mas ao mesmo tempo, também temos de abrir a Bolívia ao mundo, assumir um novo papel", sublinhou o responsável, agradecendo aos Estados Unidos o apoio oferecido, através do secretário de Estado adjunto, Christopher Landau, "para poder levar por diante uma relação estreita com um dos Governos mais importantes do mundo".
O ainda senador também agradeceu ao rival da segunda volta, o ex-presidente Jorge Tuto Quiroga (2001-2002) e ao candidato deste a vice, Juan Pablo Velasco.
"Não é Rodrigo que ganha ou perde, é a Bolívia que ganha através do exercício da democracia. É por isso que, na democracia, embora pareça em princípio que alguns perdem e outros ganham, hoje a Bolívia ganhou", apontou o presidente eleito.
Paz Pereira venceu a segunda volta com 54,61% dos votos, contra 45,39% obtidos por Quiroga, de acordo com o Sistema de Transmissão de Resultados Preliminares (Sirepre) do órgão eleitoral, com 97,86% das mesas de voto apuradas.
O órgão eleitoral indicou que estes resultados preliminares mostram "uma tendência" que "parece ser irreversível" e espera concluir a contagem oficial entre quarta e quinta-feira.
Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão (PDC), toma posse como novo presidente boliviano a 08 de novembro.
A segunda volta das eleições decorreu num contexto de crise económica que se reflete na persistente falta de dólares, na escassez de combustível e no aumento dos preços dos produtos básicos.
Leia Também: Avião de carga sai da pista do aeroporto de Hong Kong e faz dois mortos