"Os Estados Unidos felicitam o Presidente eleito Rodrigo Paz pela sua eleição como Presidente da Bolívia. Felicitamos também o povo boliviano neste momento histórico para o país", afirmou o chefe da diplomacia norte-americana.
"Após duas décadas de má gestão, a eleição do Presidente eleito Paz representa uma oportunidade transformadora para ambas as nações", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.
Rubio garantiu que "os Estados Unidos estão dispostos a colaborar com a Bolívia em prioridades comuns, como o fim da imigração ilegal, a melhoria do acesso aos mercados para o investimento bilateral e a luta contra as organizações criminosas transnacionais para fortalecer a segurança regional".
Também o Presidente da Argentina, Javier Milei, enviou os "parabéns ao presidente eleito da Bolívia" pela vitória nas eleições assim como "a todo o povo boliviano pelo compromisso com a democracia e o desejo de renovação".
"É um dia histórico para a Bolívia, deixando para trás 20 anos do modelo fracassado do 'socialismo do século XXI' que tanto dano causou à nossa região", afirmou ainda Milei, através da rede social X.
O senador centrista da oposição Rodrigo Paz venceu este domingo a segunda volta das eleições presidenciais da Bolívia, derrotando o ex-presidente conservador Jorge Tuto Quiroga (2001-2002) e pondo fim a mais de 20 anos de governos do Movimento ao Socialismo (MAS), de esquerda, liderado por Evo Morales.
Leia Também: Rodrigo Paz Pereira vence 2.ª volta das presidenciais na Bolívia