"Uma equipa de 81 membros da AFAD [Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências] está atualmente à espera na fronteira egípcia. Estão prontos para conduzir operações de busca e salvamento nas ruínas", disse a autoridade turca, acrescentando que a missão é procurar corpos de vítimas "tanto israelitas como palestinianas".
De acordo o jornal turco Hürriyet, que citou fontes da AFAD, a Turquia acelerou o envio de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, na sequência do cessar-fogo alcançado na passada sexta-feira.
No âmbito destes esforços, uma equipa de 81 membros de oito províncias, coordenada pela AFAD, desloca-se a Gaza para realizar operações de busca entre os destroços de edifícios destruídos pelas forças israelitas.
Os membros da equipa têm experiência em busca e salvamento, e também formação em resposta a ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.
O grupo islamita palestiniano Hamas reafirmou o compromisso com o acordo de cessar-fogo em Gaza, mediado pelos Estados Unidos, prometendo entregar todos os corpos dos reféns.
No entanto, Israel acusa o Hamas de violar o acordo de cessar-fogo que previa a devolução de todos os reféns, vivos e mortos.
No âmbito do acordo de cessar-fogo, o Hamas libertou os últimos 20 reféns israelitas vivos que mantinha no seu poder, mas entregou apenas nove dos 28 corpos.
O Hamas afirmou que estes são os únicos corpos que conseguiu recuperar e indicou precisar de "equipas especiais" para recuperar restos mortais dos demais reféns.
Leia Também: ONU diz ser urgente abrir passagens para inundar Gaza com alimentos