Anna Possi tem 100 anos e ainda trabalha no café que abriu há 65 anos em Nebbiuno, tornando-se a "empregada de mesa mais antiga" de Itália.
Segundo conta a agência de notícias Reuters, Anna levanta-se todas as manhãs para trabalhar no seu próprio café, que abre às 7h00.
Ao longo das últimas décadas, a rotina tem sido a mesma: acorda cedo, sai de casa, abre o café, liga a cafeteira e prepara-se para receber os clientes.
A um mês de comemorar 101 anos, Anna tem a mesma profissão desde que era praticamente adolescente.
"Assim que terminei os estudos, fui trabalhar para os meus tios, que eram donos de restaurantes em Génova", contou.
Com experiência no setor, Anna nunca pensou em mudar de profissão e, há mais de 60 anos, abriu o Bar Centrale com o marido, também dono de um restaurante. Quando o marido morreu, em 1974, decidiu que iria manter o café a funcionar.
Ao longo de quase sete décadas, o Bar Centrale manteve a clientela de longa data. "Tenho clientes que agora são avós e vêm cá com os seus netos", contou. Além disso, são cada vez mais os curiosos que visitam o café devido à história de Anna Possi.
"Não sei quanto tempo vou aguentar, mas já tenho 101 anos. Não tenho muito mais tempo para esperar", disse.
At 100, Anna Possi, a barista in Italy continues to serve espresso after 65 years, creating a space that feels more like a family gathering than a bar pic.twitter.com/I7svzptZHA
— Reuters (@Reuters) October 15, 2025
Apesar de estar prestes a celebrar o 101.º aniversário, Anna Possi afirmou que não tenciona abandonar o negócio. "Isto é como uma família. Não me parece um bar, parece um ponto de encontro", referiu.
Anna Possi revelou ainda o seu segredo para a longevidade: manter-se ativa.
Leia Também: Novo recorde Guinnes: O "maior arroz jollof nigeriano" do mundo