A representante europeia que falava na conferência "B9+ European Digital Summit", organizada pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) em Lisboa, afirmou que a regulação "não é um fardo ou uma barreira à inovação, é uma condição para a confiança, para a justiça e para o crescimento sustentável".
A "dicotomia entre a ausência de regulamentação e o excesso de regulamentação" significa que a "virtude está no meio", disse a representante, acrescentando que a União Europeia procura um "caminho equilibrado".
Sendo que a objetivo é "proteger os cidadãos e capacitar os inovadores" na construção de uma Europa "inovadora, sustentável e livre", disse.
Sofia Moreira de Sousa ressalvou que a competitividade é "prioridade absoluta" da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que encara a competitividade no domínio digital como um desafio económico, social e tecnológico.
Todavia, destaca que o desfio se encontra no equilíbrio, considerando que o mais importante no domínio digital "é a harmonização e não a fragmentação".
Leia Também: Comissão Europeia quer proteger UE por mar, terra e ar: Os 'planos'