Procurar

Juiz não aceita queixa contra Trump por causa de clima mas dá razão aos autores

Um juiz federal dos EUA não aceitou hoje a queixa de um grupo de jovens que acusam Donald Trump de desprezar os seus direitos inalienáveis, ao promover políticas favoráveis aos combustíveis fósseis.

Juiz não aceita queixa contra Trump por causa de clima mas dá razão aos autores

© REUTERS/Alexander Drago

Lusa
15/10/2025 22:33 ‧ há 5 horas por Lusa

O juiz Dana Christensen, de Missoula, no Estado do Montana, declarou-se incompetente para apreciar a queixa dos jovens, mas reconheceu que apresentaram provas "muitíssimo fortes" quanto aos efeitos negativos dos decretos de Trump no clima, em particular perturbações ainda mais fortes no imediato e danificações a prazo.

 

"Dada a consideração feita (sobre a competência do tribunal no assunto), o tribunal conclui com desgosto (...) que não pode conceder aos queixosos a reparação que solicitam", escreveu.

Os 22 queixosos, entre os quis menores representados por uma organização não governamental, pretendiam que a justiça suspendesse três decretos que, alegam, atentam contra o seu direito constitucional à vida e à liberdade, ao privilegiarem o desenvolvimento das energias fósseis e contrariarem o das energias renováveis.

Acusam também o governo de ataques à ciência climática e ao direito à informação do público.

O advogado do governo de Trump, Michael Sawyer, exigia a recusa do processo, classificando-o como "antidemocrático" e acusando os jovens de procurarem inverter o resultado da eleição presidencial, que Trump ganhou com um programa claramente favorável às energias fósseis.

Esta batalha judicial ilustra o recurso crescente dos ativistas climáticos aos tribunais.

No passado verão, os estudantes do arquipélago do Vanuatu obtiveram uma vitória impressionante no Tribunal Internacional de Justiça, a mais alta instância jurídica da ONU.

Os juízes consideraram então que o aumento da temperatura média global em 1,5 graus centígrados era um limite não negociável e que os todos os Estados estavam obrigados a promover medidas, baseadas em evidências, para cortar as emissões de gases com efeito de estufa, de forma a responder ao aquecimento global e proteger o sistema climático.

Leia Também: Bombardeiros norte-americanos voaram perto de instalações venezuelanas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10