Procurar

Tajani elogia plano de paz de Trump e está orgulhoso do papel de Roma

O chefe da diplomacia italiana, Antonio Tajani, elogiou hoje o plano de paz para o Médio Oriente promovido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, e afirmou-se orgulhoso do contributo do Governo de Itália para o processo, que admitiu ser frágil.

Tajani elogia plano de paz de Trump e está orgulhoso do papel de Roma

© Getty Images

Lusa
15/10/2025 10:28 ‧ há 4 horas por Lusa

"O sucesso da iniciativa de paz lançada pelo presidente dos Estados Unidos pode realmente representar um ponto de viragem histórico, transformando a face do Médio Oriente e, portanto, também do Mediterrâneo", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro, numa sessão urgente no parlamento italiano sobre o plano de paz para Gaza, que contempla um cessar-fogo em Gaza em vigor desde a passada sexta-feira.

 

Tajani admitiu, no entanto, que "este sucesso ainda está por um fio, uma vez que muitas variáveis permanecem indefinidas, desde o regresso dos corpos dos reféns assassinados até às formas concretas de desmantelar a estrutura militar do Hamas".

"No entanto, esse fio de esperança está a revelar-se sólido, porque encarna o desejo de paz de pessoas que sofreram tanto em ambos os lados", disse, notando que "tantas, demasiadas vítimas inocentes e tantos sobreviventes, imploram por comida, cuidados médicos e, acima de tudo, segurança e esperança para o futuro da sua terra".

"Hoje, esta é a grande esperança que está a surgir. Esse futuro pode finalmente estar ao nosso alcance", sustentou.

Segundo o chefe de diplomacia, "o Governo italiano apoiou este difícil processo desde o início, trabalhando com paciência e concretude, com dois objetivos muito claros: manter vivo o diálogo entre as partes e aliviar, tanto quanto possível, o sofrimento da população civil palestiniana".

"Hoje, estou orgulhoso dos nossos esforços. Conseguimos desempenhar um papel ativo porque mantivemos canais de diálogo com Israel e com a Autoridade Nacional Palestiniana nos últimos meses", afirmou, sublinhando que "muito poucos países podem dizer que fizeram o mesmo".

"Construímos pontes apesar daqueles que queriam destruí-las. É assim que se trabalha pela paz, dia após dia, tecendo pacientemente, sem agitar bandeiras ou ceder ao entusiasmo e às proclamações", sustentou.

A concluir, o ministro dos Negócios Estrangeiros do executivo de direita e extrema-direita liderado por Giorgia Meloni considerou que a presença desta em Sharm el-Sheikh, Egito, na última segunda-feira, para a assinatura dos acordos de paz, demonstra que Itália "desempenhou um papel reconhecido e apreciado por todos" os seus parceiros, "a começar pelos Estados Unidos".

Na véspera, Tajani revelou que pretende nomear o diplomata Bruno Archi, atual embaixador na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), como novo enviado especial de Itália para Gaza.

Adiantando que se celebrou, na terça-feira de manhã, "uma reunião operacional no Ministério dos Negócios Estrangeiros" para começar a avaliar a situação "em relação à ajuda que pode ser enviada" para Gaza, no quadro do cessar-fogo já em vigor, Tajani apontou que a reunião foi "presidida pelo embaixador Archi, que gostaria de nomear como enviado especial do ministério para Gaza".

A ONU e organizações parceiras retomaram o transporte de ajuda para Gaza na sequência da entrada em vigor, na sexta-feira, do cessar-fogo na guerra de dois anos entre o Hamas e Israel.

A guerra, que causou mais de 67 mil mortos em Gaza, foi desencadeada pelo ataque do grupo palestiniano extremista Hamas em Israel em 07 de outubro de 2023, que provocou cerca de 1.200 mortos e 251 reféns.

A ajuda humanitária entrou de forma muito limitada em Gaza após um bloqueio hermético do território imposto por Israel no início de março de 2025, que foi parcialmente relaxado a partir do final de maio.

Leia Também: "Dois anos passaram desde que vi Avinatan, o amor da minha vida"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10