Procurar

Hamas entregou (mais) quatro corpos à Cruz Vermelha

Após o anúncio de que seriam entregues quatro corpos, um membro do Hamas, sob condição de anonimato, revelou que o número de corpos poderia ser maior e alcançar os seis. Contudo, até ao momento, não é claro se esta informação ainda se mantém.

Hamas entregou (mais) quatro corpos à Cruz Vermelha

© REUTERS/Ronen Zvulun

Carolina Pereira Soares
14/10/2025 21:20 ‧ há 4 horas por Carolina Pereira Soares

O Hamas já entregou mais quatro corpos à Cruz Vermelha, que se encontram, neste momento, a caminho das Forças de Defesa de Israel (IDF) ainda na Faixa de Gaza.

 

A informação é confirmada pelas próprias IDF na sua conta no X.

"De acordo com informação fornecida pela Cruz Vermelha, quatro caixões dos reféns falecidos foram transferidos para a sua custódia e estão a caminho das forças IDF e ISA na Faixa de Gaza", informou a força militar israelita.

A confirmação acontece após o Hamas anunciar que, esta terça-feira, seriam entregues quatro corpos, após ontem ter entregue outros quatro. 

Mais tarde, depois deste anúncio inicial, um membro do grupo palestiniano, sob condição de anonimato, revelou à Reuters que o número de corpos poderia ser maior e alcançar os seis. 

"Informamos os mediadores que vamos entregar mais de quatro, até seis, corpos de reféns israelitas hoje", terá dito a fonte, corroborada por uma outra próxima das negociações.

Até ao momento, não é claro se esta informação ainda se mantém.

Durante a primeira fase do acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor na passada sexta-feira, dia 10 de outubro, o Hamas comprometeu-se a entregar os corpos dos 28 reféns ainda no enclave.

Contudo, no dia da troca de reféns, segunda-feira, o grupo acabou por admitir que não sabia onde se encontrava uma grande parte dos corpos, acabando por só entregar quatro nesse dia. 

Agora, o presidente dos Estados Unidos questiona se o número avançado pelo Hamas de reféns mortos é, efetivamente, o que foi divulgado pelo grupo.

"Disseram-nos que tinham 26, 24 reféns mortos… e parece-me que eles não têm isso sequer, porque estamos a falar de um número muito menor", comentou já de volta à Casa Branca, num encontro com o presidente argentino, Javier Milei, depois de ter passado por Israel (onde falou ao parlamento) e pelo Egito (onde copresidiu uma cimeira sobre Gaza).

"Eu quero-os [aos corpos] de volta", sublinhou.

A situação já levou o Fórum de Reféns e Famílias desaparecidas a exigir uma reunião com o chefe das IDF, exatamente sobre a falha do Hamas em devolver todos os corpos.

“As famílias vão exigir uma explicação sobre o porquê de as IDF continuarem a implementar o acordo como previsto, quando há um sério receio de que os reféns continuem em cativeiro, enquanto o Hamas viola claramente o acordo que foi assinado”, lê-se num comunicado do fórum, citado pelo The Times of Israel.

A entidade alega que as IDF continuam a agir como se o 7 de outubro não tivesse acontecido, escolhendo acreditar no Hamas, em vez de aceitarem que se trata de “uma organização de terror nojenta e mentirosa”.

Leia Também: Trump avisa Hamas para entregar armas ou será desarmado pela força

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10