Nicolas Sarkozy será o primeiro ex-presidente da República francesa (e da União Europeia) a cumprir pena de prisão. Sabe-se agora, que a sentença começará a ser cumprida no próximo dia 21 de outubro, já na próxima semana.
A informação é avançada pelo jornal RTL, que noticia que o antigo chefe de Estado foi notificado da data numa reunião esta segunda-feira numa reunião judicial. Sarkozy chegou pouco antes das 14h00, acompanhado pelos seus advogados. O encontro terá durado menos de uma hora.
O mesmo meio diz ainda que Sarkozy vai cumprir os cinco anos na prisão de Santé, em Paris, que possui uma "ala vulnerável" - uma zona de isolamento dedicada a pessoas vulneráveis para garantir a sua segurança.
O Tribunal Penal de Paris considerou, a 25 de setembro, que Sarkozy permitiu que pessoas do seu círculo próximo solicitassem financiamento ao regime de Muammar Kadhafi para a campanha das eleições presidenciais francesas de 2007.
Embora tenha recorrido da sentença, Sarkozy será detido devido à ordem de prisão "com execução provisória" emitida contra si, decisão justificada pela "gravidade excecional dos atos" cometidos.
A defesa poderá apresentar um pedido de libertação ao Tribunal de Recurso após a entrada em prisão e o tribunal terá dois meses para decidir.
A decisão judicial dividiu a opinião pública. No final de setembro, uma sondagem mostrou que 61% dos franceses consideraram a detenção "justa", enquanto 38% como "injusta".
Os sete arguidos condenados no mesmo processo recorreram da decisão e um novo julgamento deverá realizar-se nos próximos meses.
[Notícia atualizada às 17h38]
Leia Também: Tribunal adia decisão de recurso de ex-PR francês para 26 de novembro