O grupo islamita Hamas libertou, esta segunda-feira, os 20 reféns vivos que se encontravam em cativeiro nos túneis de Gaza desde o dia 7 de Outubro de 2023, na sequência do acordo de paz assinado com Israel.
As trocas começaram ainda de madrugada com os primeiros sete reféns a serem entregues à Cruz Vermelha Internacional. Mais tarde, foram entregues os outros 17.
Após as libertações, foram começando a surgir fotografias dos reféns, assim como vídeos a reencontrar as suas famílias depois de 738 dias em Gaza.
Eitan Mor (25 anos)
As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) partilhou nas redes sociais o momento em que o agora ex-refém Eitan Mor, de 25 anos, reencontrou os seus pais. No vídeo, é possível ver Eitan a abraçar o pai e a mãe, todos bastante emocionados.
Eitan Mor foi sequestrado no festival Supernova, onde trabalhava como segurança. Os seus familiares receberam uma prova de vida durante a trégua que ocorreu no início deste ano.
Watch the moment Eitan Mor reunites with his parents: pic.twitter.com/mKajWRBumU
— Israel Defense Forces (@IDF) October 13, 2025
Rom Broslavski (21 anos), Nimrod Cohen (20 anos) e Eitan Horn (38 anos)
As IDF publicaram também um vídeo do momento em que Rom Broslavski, de 21 anos, chegou junto das forças israelitas. É possível ver o jovem emocionado, a limpar as lágrimas.
Na mesma publicação, há uma foto de Eitan Horn, de 38 anos, - irmão do ex-refém Iair Horn -, assim como de Nimrod Cohen, de 20 anos.
Watch the moments that Rom Broslavski, Nimrod Cohen, and Eitan Horn were welcomed back home into Israel by the IDF 🇮🇱 pic.twitter.com/panFrDZfoI
— Israel Defense Forces (@IDF) October 13, 2025
De recordar que Rom Broslavksi estava a trabalhar como segurança no festival Supernova quando foi sequestrado pelo Hamas. Já Eitan Horn foi capturado enquanto visitava o irmão mais velho (que foi libertado em fevereiro deste ano).
Nomrod Cohen foi sequestrado perto num tanque perto da fronteira com Gaza.
Matan Zangauker (25 anos)
Matan Zangauker, de 25 anos, também já regressou para junto da sua família. Num vídeo partilhado, vê-se o reencontro de mãe e filho, com lágrimas à mistura e sorrisos.
O jovem foi raptado em casa, juntamente com a sua namorada - que foi libertada em novembro de 2023 - no kibtuz de Nir Oz. Em junho, o Hamas emitiu um comunicado advertindo que o exército israelita seria responsável pela sua morte se tentasse libertá-lo, depois de as tropas terem cercado o local onde estava detido.
Tras 738 días viviendo un infierno en el cautiverio de Hamás, Matan Zangauker ya está en casa abrazando a su madre.
— Israel en Español (@IsraelinSpanish) October 13, 2025
Bienvenido Matan 🇮🇱
pic.twitter.com/7cPE9sgV2z
Matan Angrest (22 anos)
Após dois anos de cativeiro, Matan Angrest, de 22 anos, surge num vídeo a cantar a música que queria ouvir enquanto homem livre. Já num outro vídeo aparece a fazer uma videochamada com o ex-refém Keith Siegel, com quem esteve em cativeiro.
Angrest estava a servir como soldado no dia do ataque, tendo sido capturado no kibtuz Nahal Oz, depois de o seu tanque ter incendiado.
Matan Angrest, singing the first song he wanted to hear as a free man.
— Hen Mazzig (@HenMazzig) October 13, 2025
Freedom has a sound pic.twitter.com/e6OUHgEE0b
Bar Kuperstein (23 anos)
Num vídeo partilhado, vê-se Bar Kuperstein a reunir-se com a sua família, emocionado. O pai, visivelmente emocionado, e que está numa cadeira de rodas, levantou-se para puder abraçar o filho.
Antes de Bar ser sequestrado, devido a um acidente, o pai não falava. No entanto, enquanto o filho esteve em Gaza, aprendeu a falar novamente.
After 2 Years Apart, Bar Kuperstein reunites with his family. ️ pic.twitter.com/l5XcQfrgf9
— Am Yisrael Chai 🇮🇱 (@kyg_best) October 13, 2025
Kuperstein estava também a trabalhar no festival Supernova quando foi sequestrado. Em fevereiro e abril, a família recebeu provas de vida através de um vídeo e de um ex-refém. O jovem é neto de sobreviventes do Holocausto.
Evyatar David (24 anos)
Há vários vídeos de Evyatar David, de 24 anos, junto das IDF depois da sua libertação. Há ainda uma foto do jovem com os seus pais.
Evyatar David foi sequestrado no festival Supernova, juntamente com o seu melhor amigo Guy Gilboa-Dalal (também capturado).
Evyatar David, a real survivor. pic.twitter.com/ltE2or3MQO
— Vivid.🇮🇱 (@VividProwess) October 13, 2025
Guy Gilboa-Dalal (25 anos)
Guy já está também junto da sua família. Foi recebido com abraços e lágrimas depois de mais de dois anos em cativeiro.
Melhor amigo de Evyatar foi sequestrado no festival Supernova. Nos últimos meses, foi visto em vários vídeos divulgados pelo Hamas.
This is the most glorious reunion. Guy Gilboa-Dalal in the loving arms of his beautiful family. His mother was literally heartbroken and had to have major surgery. How wonderful to see her joy. Her heart and all our hearts are healed. pic.twitter.com/7QJgXpswui
— Heidi Bachram ️ (@HeidiBachram) October 13, 2025
Yosef-Haim Ohana (24 anos)
Yosef-Haim Ohana, de 24 anos, foi recebido pelo pai, que ficou em lágrimas depois de reencontrar o filho. Há também fotos do ex-refém junto da restante família.
🇮🇱 Released hostage Yosef Haim Ohana reunites with his father, who breaks down in tears of joy. pic.twitter.com/29jITf6zDc
— Visegrád 24 (@visegrad24) October 13, 2025
O jovem foi capturado no festival israelita. Em fevereiro, a família disse ter recebido uma prova de que Ohana estava vivo. Já em maio, apareceu num vídeo do Hamas.
Alon Ohel (24 anos)
Até ao momento, o único vídeo partilhado de Ohel é dentro de uma carrinha a acenar à multidão que estava junto do hospital para onde foi levado após a sua libertação. Há, no entanto, várias fotos do ex-refém sorridente ao pé dos seus pais.
Alon Ohel foi um dos quatro sobreviventes do abrigo do festival Supernova, onde outras 16 pessoas foram mortas. Em fevereiro, surgiu a primeiro prova de vida. Já a 22 de setembro, num outro vídeo divulgado pelo Hamas, Alon dizia que a morte era "inevitável".
Released hostage Alon Ohel receives huge cheers of support after arriving at Beilinson Hospital in Israel, following 738 days in captivity.
— Oli London (@OliLondonTV) October 13, 2025
The 24 year old was kidnapped from the Nova Festival on October 7th.
He has now been reunited with his parents.
@Beilinson_ENG pic.twitter.com/zFfCkYFcFu
Gali e Ziv Berman (27 anos)
Os gémeos Gali e Ziv, ambos sequestrados pelo Hamas, reencontram-se também esta segunda-feira, dia em que ambos foram libertados. Após o reencontro, os irmãos vestiram as camisolas do clube de futebol Maccabi Telavive e, de helicóptero, sobrevoaram o estádio.
Os gémeos foram capturados na sua casa no kibutz de Kfar Aza e, segundo informações dadas durante os dias em cativeiro, estavam a ser mantidos separados.
Gali and Ziv Berman, smiling, together again.
— Hen Mazzig (@HenMazzig) October 13, 2025
We’ve waited two long years for this pic.twitter.com/i2sY7QwOio
Segev Kalfon (27 anos)
Só em fevereiro deste ano, a família de Segev soube, através de um ex-refém, que o jovem estava vivo. Hoje, emocionados, reencontram-se após 738 dias. Kalfon foi feito refém no festival Supernova.
Grab your tissues. Segev Kalfon’s family didn’t know he had survived the October 7 attack until February, when they heard from a released hostage that he was alive.
— Aviva Klompas (@AvivaKlompas) October 13, 2025
Today, after 738 days in captivity, Segev is finally, finally reunited with his family. pic.twitter.com/809Ld7N2WW
Ariel (28 anos) e David Cunio (35 anos)
Embora ainda não tenham sido partilhados vídeos dos dois irmãos, há já fotos do momento em que ambos (ainda que separados) foram recebidos pelas Forças de Defesa israelita e de videochamadas feitas com os seus familiares.
En un día de grandes noticias para el mundo, por la liberación de los 20 rehenes que permanecían en cautiverio en manos de los terroristas de Hamás desde el 7 de octubre de 2023, nos alegra especialmente la liberación y supervivencia de los tres argentinos: David y Ariel Cunio y… pic.twitter.com/jW93B5Ct8r
— Mauricio Macri (@mauriciomacri) October 13, 2025
Ariel Cunio foi sequestrado com a namorada (libertada durante a trégua realizada entre janeiro e março deste ano) no kibtuz Nir Oz. Já o irmão mais velho foi capturado em casa, com a mulher e as filhas gémeas - também já libertadas.
Avinatan Or (32 anos)
Avinatan Or já se reuniu com os seus pais, assim como com a sua namorada Noa Argamani - sequestrada pelo Hamas e resgatada em junho de 2024.
Or foi um dos primeiros reféns a aparecer em imagens durante o cativeiro.
Noa Argamani and Avinatan Or
— Eitan Fischberger (@EFischberger) October 13, 2025
are finally reunited pic.twitter.com/2X1OTKFATq
Elkana Bohbot (36 anos)
Elkana Bohbot reencontrou-se com a sua esposa, depois de dois anos mantido em cativeiro. Foi capturado no festival de música e filmado enquanto era agredido antes de ser levado para Gaza.
O agora ex-refém pediu à família, através de um refém libertado, que mantivesse o posto no mercado onde planeia abrir uma geladaria quando for libertado.
Está foto lo dice todo. Nuestro compatriota Elkana Bohbot en brazos de su esposa Rebeca. Termina la pesadilla. Am Israel Jai. @bringelkanahome pic.twitter.com/MU3mIEv3My
— Marcos Peckel (@marcospeckel) October 13, 2025
Maxim Herkin (37 anos)
Nas redes sociais, há já a circular uma fotografia do ex-refém junto da sua mãe. Herkin estava no festival Supernova quando foi sequestrado.
Tinha regressado da Ucrânia - terra natal - uma semana antes do 7 de outubro de 2023.
Maxim Herkin reunited with his mother after two long years ️
— Hen Mazzig (@HenMazzig) October 13, 2025
He’s frail and pale, just skin and bones, but it’s finally over. He’s safe now, and he will be okay. pic.twitter.com/mwoNWotZm6
Omri Miran (48 anos)
Omri é o mais velho dos reféns vivos. Já se reencontrou com a família e com as suas filhas que, na altura do ataque, tinha apenas 6 meses e dois anos de idade.
Foi capturado no seu carro, diante da mulher e dos filhos. A família recebeu provas de vida em vídeos publicados pelo Hamas em abril de 2024 e abril de 2025, bem como outra em fevereiro.
Omri Miran finally reunited with his wife Lishay and their two daughters Roni and Alma 🇮🇱 pic.twitter.com/88As2oB745
— Hen Mazzig (@HenMazzig) October 13, 2025
Até ao momento, sabe-se que o Hamas entregou dois corpos de reféns à Cruz Vermelha Internacional. Uma informação confirmada pelas IDF.
De notar ainda que, esta segunda-feira, Israel também procedeu à troca de vários prisioneiros palestinianos.
Leia Também: "Qualquer atraso será considerado uma violação flagrante do acordo"