Na reunião, realizada na sede da UA, Rodríguez e Youssouf destacaram "os laços históricos e duradouros entre África e Cuba, enraizados em valores partilhados e solidariedade", referiu a organização pan-africana num comunicado.
Os responsáveis também "reafirmaram o compromisso com o fortalecimento das relações entre a UA e Cuba e com o impulso da cooperação multilateral, inclusive através da União Africana e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC)".
O presidente da Comissão elogiou "o firme apoio de Cuba a África, em particular nas áreas da saúde e da educação".
Rodríguez, por sua vez, aplaudiu "a liderança da UA e a sua voz firme no cenário mundial, especialmente no impulso à integração regional, ao desenvolvimento de infraestruturas, à paz e à estabilidade em todo o continente", segundo o comunicado.
O ministro das Relações Exteriores cubano visita a Etiópia no âmbito de uma viagem por África, que começou na última quinta-feira e já o levou ao Togo e ao Benim.
Rodríguez também deve viajar esta semana para o Uganda, onde encerrará a viagem no dia 16 de outubro com a sua participação na reunião do Movimento dos Países Não-Alinhados (MNOAL) na capital, Kampala.
"Este encontro é um espaço importante para fortalecer a unidade e os princípios de soberania, paz e desenvolvimento entre as nações membros, áreas nas quais Cuba tem sido um ator comprometido desde a fundação do Movimento", adiantou o Ministério das Relações Exteriores cubano, em comunicado.
Esta é a segunda viagem oficial de Rodríguez a África este ano, depois de já ter visitado o continente em março passado, numa digressão diplomática que o levou à África do Sul, Etiópia, Burkina Faso, Nigéria, Gana e Senegal.
Leia Também: Cuba rejeita "categoricamente" envolvimento militar na guerra da Ucrânia