Procurar

Tropas da Guarda Nacional patrulham Memphis por iniciativa de Trump

Tropas da Guarda Nacional iniciaram hoje patrulhas na cidade de Memphis, no sudeste dos Estados Unidos, no âmbito de uma iniciativa, que tem gerado controvérsia política e judicial, do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Tropas da Guarda Nacional patrulham Memphis por iniciativa de Trump

© Valerie Plesch/Bloomberg via Getty Images

Lusa
10/10/2025 16:29 ‧ há 7 horas por Lusa

Pelo menos nove soldados foram vistos junto ao complexo comercial Bass Pro Shops, na icónica Pirâmide de Memphis, acompanhados por um agente da polícia local, a posar para fotografias com visitantes, avançou a imprensa norte-americana.

 

Esta semana, a chefe da polícia de Memphis, Cerelyn "CJ" Davis, afirmou que a Guarda Nacional será usada em "funções não relacionadas com a fiscalização", como controlo de tráfego e presença em zonas comerciais, para evitar "uma perceção de militarização excessiva" nas comunidades.

O presidente da Câmara de Memphis, o democrata Paul Young, disse não ter solicitado o envio das tropas, mas admitiu esperar que a operação se concentre em combater a criminalidade violenta e não em "intimidar o público".

A 'task-force' federal iniciou atividades em 29 de setembro e já resultou em centenas de detenções e 2.800 multas de trânsito, indicou o Serviço de Delegados dos EUA, registando ainda quatro detenções por homicídio.

O envio de tropas para Memphis, segunda cidade mais populosa do estado do Tennessee, ocorreu um dia depois de um juiz federal do Illinois (centro-oeste) ter bloqueado o destacamento da Guarda Nacional para Chicago por, pelo menos, duas semanas, por considerar que o Governo de Trump violou a Constituição ao ultrapassar competências dos estados.

A decisão representou uma vitória para as autoridades democratas do Illinois, cujo governador, J.B. Pritzker, afirmou que "não há lugar para a Guarda Nacional nas ruas de cidades norte-americanas como Chicago".

Trump tem defendido o uso das tropas federais para conter o que descreveu como "criminalidade galopante" nas grandes cidades, mas enfrenta resistência judicial e política de vários estados, que classificaram as medidas como ilegais e excessivas.

Leia Também: Juíza suspende envio de tropas para Chicago após ordem de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10