Procurar

Jornalistas exigem entrada imediata e livre na Faixa de Gaza

A Associação de Imprensa Estrangeira (AIE) em Israel e nos territórios palestinianos exigiu hoje acesso imediato "livre e independente" dos jornalistas à Faixa de Gaza, na sequência da entrada em vigor de um cessar-fogo.

Jornalistas exigem entrada imediata e livre na Faixa de Gaza

© Hamza Z. H. Qraiqea/Anadolu via Getty Images

Lusa
10/10/2025 13:54 ‧ há 13 horas por Lusa

"As restrições à liberdade de imprensa têm de acabar", defendeu a AIE em comunicado, no qual solicitou ao Governo israelita que reabra Gaza à imprensa estrangeira, depois de dois anos de proibição de entrada de jornalistas.

 

Israel bloqueou a entrada dos meios de comunicação social estrangeiros em Gaza quando iniciou a sua ofensiva contra o enclave palestiniano, em outubro de 2023, uma medida que a AIE tentou repetidamente anular perante o Supremo Tribunal, sem sucesso.

Embora esteja marcada para 23 de outubro uma audiência no Supremo Tribunal israelita para exigir a entrada da imprensa no território, a AIE acredita que, "depois de permitir ao Estado adiar a sua resposta por mais de um ano", não há razão para "esperar tanto tempo" para reabrir Gaza.

O Exército israelita anunciou hoje que o cessar-fogo na Faixa de Gaza entrou em vigor às 12:00 locais (10:00 em Lisboa), na sequência do acordo alcançado na quarta-feira entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas.

"Com o fim dos combates, renovamos o nosso apelo urgente a Israel para que abra as fronteiras imediatamente e permita aos meios de comunicação internacionais o acesso livre e independente à Faixa de Gaza", avançou a associação.

Os jornalistas estrangeiros lamentam que, durante este período, os seus colegas palestinianos "tenham colocado as suas vidas em risco para fornecer reportagens corajosas e incansáveis de Gaza".

Pelo menos 237 profissionais dos 'media' foram mortos na Faixa de Gaza desde o início da ofensiva israelita, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas.

Leia Também: Militares dos EUA vigiam cessar-fogo a partir de Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10