Procurar

Mais de 150 camiões com ajuda partiram para Gaza

Mais de 150 camiões atravessaram hoje a fronteira egípcia em direção a Gaza, disseram duas fontes da Cruz Vermelha egípcia à agência de notícias France-Presse (AFP).

Mais de 150 camiões com ajuda partiram para Gaza

© Khalil Ramzi Alkahlut/Anadolu via Getty Images

Lusa
09/10/2025 16:12 ‧ há 11 horas por Lusa

A partida dos camiões para Gaza seguiu-se ao anúncio do acordo entre Israel e o grupo extremista palestiniano para um cessar-fogo na guerra iniciada há dois anos.

 

Uma das fontes disse que "153 camiões com ajuda humanitária foram encaminhados pela estrada secundária do posto de Rafah em direção ao ponto de passagem de Kerem Abou Salem para serem entregues na Faixa de Gaza".

O comboio incluía 80 camiões fretados pela ONU, 17 pela Cruz Vermelha Egípcia, 21 pelo Qatar e 30 pelo Egito, noticiou a AFP.

A ONU declarou a fome no norte da Faixa de Gaza, o que aconteceu pela primeira vez no Médio Oriente.

Israel enfrenta acusações de genocídio em Gaza e de usar a fome como arma de guerra, o que nega.

A guerra atual foi desencadeada há dois anos pelo ataque do grupo extremista Hamas em Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e 251 reféns.

Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva militar contra o Hamas que causou já a morte de mais de 67.100 palestinianos e a destruição generalizada da Faixa de Gaza.

O acordo foi alcançado na quarta-feira à noite, no Egito, entre negociadores do Hamas e de Israel, com mediação egípcia e também dos Estados Unidos, Qatar e Turquia.

O acordo faz parte do plano proposto pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pôr termo à guerra entre o Hamas e Israel.

O acordo prevê um cessar-fogo, a troca de reféns por palestinianos presos e detidos em Israel e a retirada das forças israelitas para uma zona demarcada na Faixa de Gaza, bem como a entrega de ajuda à população.

Leia Também: AO MINUTO: Acordo em vigor "24 horas" após reunião; "Momento histórico"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10